Vídeos registrados durante a Operação Minas de Ernesto, deflagrada pela Polícia Federal em garimpos localizados no município de Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá), registraram troca de tiros entre os agentes e os garimpeiros ilegais.
Simultâneo à Operação Minas de Ernesto ocorreu também a Mina do Bananal. A ação resultou na prisão de 18 pessoas.
As imagens são das câmeras corporais instaladas nas fardas dos agentes federais.
Um dos vídeos registra uma das primeiras abordagens durante a operação. Armados, os agentes federais saem da mata e param uma caminhonete pertencente aos criminosos que atuavam no garimpo, efetuando as primeiras prisões.
Em outro registro, os agentes aparecem correndo por um caminho na mata, já em uma troca de tiros, até chegarem em um casebre em uma área mais aberta.
O grupo de policiais, que está em três, se separa e enquanto um dos policiais segue para esquerda, aparentemente seguindo alguém que está na mata, outros dois agentes se dirigem até a pessoa na casa, efetuando outra prisão.
As operações
A ação visou o combate à extração ilegal de ouro em garimpos e foi concluída no sábado (02). As imagens e demais informações foram divulgadas nesta segunda-feira (4).
No primeiro dia de ação, no último dia 26, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Houve a apreensão 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos.
Já nos vários pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos do tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, apreendida pela Polícia Federal e será destinada a órgãos de segurança pública.
No local foram destruídas duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de dois frascos contendo mercúrio.
Veja vídeos:
CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTERMT