
Parlamentar apresentou ao deputado estadual, Alex Redano, o pedido para substituição da ponte de madeira por estrutura de concreto no município de Ji-Paraná
O vereador de Ji-Paraná, Márcio Freitas (PL), solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos), a substituição da atual ponte de madeira, no km 7 da RO-133, por uma estrutura de concreto. A via permite acesso às linhas 106, 11, 110, 114, 118 e Travessão N. O pedido foi protocolado, na semana passada, em Porto Velho, e busca garantir mais segurança aos moradores da região.
Segundo Márcio Freitas, o “Federal do Povo”, a ponte de madeira, desgastada pela ação do tempo, cupins e tráfego intenso, acumula episódios de desabamento parcial e tábuas soltas, comprometendo a travessia de veículos e pedestres. A situação se agrava em períodos de chuvas, quando o acesso é ainda mais restrito e perigoso.
“Caminhões, ônibus escolares e veículos de carga enfrentam severas limitações, sendo obrigados, muitas vezes, a buscar rotas alternativas, mais longas e inseguras. Isso encarece os custos e aumenta o isolamento dessas famílias de produtores rurais dessa região”, avaliou.
De acordo com o projeto apresentado ao deputado estadual Alex Redano, a nova ponte será construída em concreto armado, com comprimento estimado em 30 metros e largura de seis metros, que permitirá tráfego simultâneo nas duas pistas. A estrutura terá capacidade para suportar até 30 toneladas, contemplando o transporte escolar, caminhões de carga e veículos agrícolas. Além disso, contará com sistema de drenagem e rampas de acesso para pedestres e ciclistas.
Estima-se que mais de 300 famílias trafegam, diariamente, pela ponte para atividades essenciais, como transporte escolar, acesso a serviços de saúde, comércio e escoamento da produção agrícola. A nova estrutura reduzirá custos com manutenção para administração municipal, encurtará deslocamentos e ampliará a mobilidade regional.
“Essa ponte é a garantia de segurança e dignidade para nossas famílias rurais. Não podemos mais aceitar que crianças corram riscos indo para a escola em uma estrutura frágil. Uma ponte de concreto significa desenvolvimento, acesso à saúde, educação e fortalecimento da agricultura local. É um investimento no futuro da nossa região”, assegurou o vereador.
O deputado Alex Redano encaminhou à solicitação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER),para a substituição da ponte, em caráter de urgência.




Assessoria Parlamentar
Fotos: Leonardo R.P.S


