Rondônia é o terceiro estado da região Norte que mais investe em Empreendedorismo, Competitividade Global, Sustentabilidade Ambiental e Capital Humano, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O estado fica atrás apenas do Pará e do Amazonas.
Apesar dos avanços, os resultados também apontam para a necessidade de progresso em áreas específicas, como o aumento dos investimentos e do financiamento para ciência, tecnologia e inovação.
A pesquisa revela o Índice de Inovação dos Estados e ajuda a identificar as áreas que carecem de investimentos. O levantamento se baseia nos seguintes elementos
Investimento e Financiamento Público para Ciência e Tecnologia,
Capital Humano em Graduação,
Capital Humano em Pós-Graduação,
Inserção de Mestres e Doutores,
Instituições e Infraestrutura.
De acordo com Igo Oliveira, Gerente do Observatório da Indústria de Rondônia, o financiamento nas áreas que ainda precisam de atenção são essenciais para impulsionar a produção científica e a geração de propriedade intelectual no estado.
“O impacto é direto: um estado mais inovador é também mais atrativo para novos negócios, gera empregos qualificados e melhora a qualidade de vida da população”, diz Igo de Oliveira.
Por g1 ro