O rio Machado transbordou na manhã desta sexta-feira (14) em Ji-Paraná (RO) e deixou três famílias desalojadas. De acordo com a Defesa Civil do município, o nível da água ultrapassou 11 metros e segue subindo.
A cota de alerta do rio Machado na região é de 9,5 metros e a de inundação de 10,5 metros. A última cheia do rio aconteceu em 2022, quando a cota ultrapassou os 11 metros e diversas famílias tiveram que deixar suas casas.
De acordo com Secretaria de Assistência Social do município, as famílias que tiveram que sair de suas casas devem ir para um abrigo montado no Ginásio de Esportes Adão Lamota. Até o momento, não há um número exato de pessoas que precisarão de apoio.
À Rede Amazônica, a Defesa Civil informou profissionais da prefeitura e Corpo de Bombeiros estão em alerta para possíveis pedidos de ajuda. Solicitações de ajuda podem ser feitas através do número 193.
Por Agnaldo Martioli, Rede Amazônica