
Com o fim do período de chuvas, o Rio Ji-Paraná (Machado), localizado na região central de Rondônia, começa a apresentar uma redução no volume de água. Nesta terça-feira (17/6), a régua medidora do rio marcou 7,15 centímetros, indicando certa dificuldade em alguns trechos para uma navegação segura.
Apesar da baixa, para os pescadores locais, o momento ainda é considerado positivo para a atividade. Segundo Manoel Batista, presidente da Associação dos Pescadores Colônia Z-9, com sede em Ji-Paraná, ainda é possível encontrar peixes com relativa facilidade. “O pior período para a pesca costuma ser entre agosto e outubro, até meados de novembro”, explicou.
Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), Meire Zanetti, ressaltou que, apesar da queda no nível, não há motivo para preocupação no momento. “O nível do rio ainda está acima da média para o mês de junho”, afirmou. Porém, Meire recomendou que usuários do rio redobrem os cuidados, pois há pontos perigosos, como grutas (poços) profundos e blocos de pedras que dificultam tanto o banho quanto a navegação.
O alerta reforça a necessidade de atenção especial durante o uso do rio, principalmente em regiões onde a correnteza e os obstáculos naturais podem representar riscos à segurança dos moradores e visitantes.
Povo em Alerta





















