teensexonline.com

Domingo, 29 de setembro de 2024







Reunião fechada da Estadual define futuro do PT em Rondônia

pt-rachadoOs poucos mais de 40 membros da Executiva Estadual do PT estarão reunidos no hoje, 3 de agosto, para discutir os caminhos a serem trilhados pela legenda após as várias denúncias e escândalos envolvendo os nomes de representantes da sigla e que ocupam cargos eletivos. A reunião será fechada e só participarão os integrantes da cúpula, pois “o pau vai quebrar” disse um dos militantes, porque consta da pauta a oxigenação moral do partido.

As mortes dos saudosos Eduardo Valverde e Odair Cordeiro fragilizaram bastante o PT em Rondônia. Valverde e Odair eram líderes, conciliadores e estrategistas. As divergências internas do partido existiam há anos, mas sempre foram contornadas pelos líderes, o que não ocorre hoje.

Há possibilidade de que, na reunião fechada de sábado o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, oficialize a saída do PT.

Sobrinho foi denunciado por corrupção e afastado do cargo em dezembro último, pela Operação Vórtice, pelo Ministério Público (MP) estadual, pouco antes de entregar o cargo ao prefeito eleito Mauro Nazif (PSB). A transmissão de cargo em janeiro último foi feita pelo vice Emerson Castro (PMDB), prefeito interino.

A maioria dos petistas autênticos está preocupada com a situação atual do partido em Rondônia. O afastamento do deputado estadual Cláudio Carvalho (PT-PVH), denunciado na Operação Apocalipse, realizada pela Polícia Civil no início do último mês de julho, a denúncia de envolvimento da deputada estadual Epifânia Barbosa, na Operação Termópilas, da Polícia Federal, mais os problemas que ocorreram na administração Roberto Sobrinho ofuscaram a estrela petista no Estado.

A expectativa é que a Comissão de Ética atue com o devido rigor. Há possibilidade da expulsão dos deputados Cláudio Carvalho e Epifânia Barbosa, além de Roberto Sobrinho e dos militantes Mirian Saldaña e Israel Xavier, dentre outros. “Resta saber, se as Forças terão coragem e determinação para depurar nosso partido”, disse um militante da Executiva Estadual, que espera por uma decisão firme da cúpula do partido no estado.

Depurando o partido, o PT de Rondônia terá condições de empunhar a bandeira de luta do povo trabalhador, que “sempre esteve na nossa comissão de frente”, argumenta a fonte petista.

O PT é dividido em várias Forças no Estado. A Coragem ligada ao ex-presidente Lula, tem como líder o deputado federal Padre Ton. A Construindo um Brasil Novo (CBN) tem Roberto Sobrinho, vereadores de Porto Velho, Itamar Ferreira, deputada estadual Epifânia Barbosa e a presidente do diretório regional Sônia Cordeiro.

O partido tem ainda outras correntes, que são a Articulação Rondônia, do saudoso deputado federal Eduardo Valverde e da ex-senadora Fátima Cleide; a Articulação de Esquerda liderada por José Neumar e Movimento PT, do deputado federal Anselmo de Jesus e do deputado estadual Cláudio Carvalho.

O encontro de Ji-Paraná será decisivo para o futuro do PT em Rondônia. “Queremos os corruptos fora do partido. Esperamos que as Forças tenham coragem para expulsar do partido os envolvidos em operações policiais que foram denunciados por corrupção”, disse o membro da executiva do partido, que espera que a Justiça seja feita.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas