A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) apresentou projeto de lei que pretende tornar obrigatória a instalação, em semáforos, de temporizadores que indiquem a condutores e pedestres o tempo restante para a mudança de ordem. A parlamentar alega que a medida contribuirá com a redução de acidentes e até mesmo de infrações de trânsito.
Permitir que os usuários, condutores e pedestres tenham acesso a informações precisas permitirá, segundo ela, que haja um pouco mais de conforto e precisão em meio ao caos que toma conta do trânsito na maioria das cidades brasileiras.
“Tráfego lento, avenidas congestionadas, constantes acidentes, entre outros fatores, são situações do dia a dia da maioria dos moradores destes centros”, lembra a deputada.
Mariana ressalta que já são produzidos e utilizados equipamentos temporizadores que, ligados aos semáforos, indicam o tempo restante para a mudança de ordem: de parar para seguir, e vice-versa. A tucana justifica que esses temporizadores só aumentam a segurança do trânsito, e têm grande potencial para a redução de acidentes.
“Infelizmente, tais equipamentos ainda não são amplamente utilizados na sinalização luminosa de trânsito no Brasil, o que nos deixa aquém das possibilidades de atuar preventivamente contra o cometimento de infrações e, consequentemente, contra a ocorrência de acidentes nas vias. Assim, a fim de obter uma maior eficácia dos semáforos estamos propondo neste projeto de lei para que todos eles sejam modernizados, ou seja, obrigatoriamente equipados com temporizadores”, justifica Mariana.
Caso a proposta seja aprovada, a nova regra entrará em vigor um ano após a aprovação para que as cidades possam se adaptar.
Fonte:Assessoria