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Segunda-feira, 30 de setembro de 2024







Projeto pretende corrigir defasagem entre idade e ano escolar na rede pública estadual

correção de fluxo escolarA defasagem entre a idade e o ano escolar em que o aluno deveria estar cursando é considerada um dos maiores problemas da educação básica brasileira, agravada pela repetência e o abandono da escola. Muitos especialistas consideram que a distorção idade/ano pode ocasionar, além de outros prejuízos, alto custo psicológico sobre a vida escolar, social e profissional dos alunos defasados.

Uma das soluções para combater essa distorção é a adoção da correção de fluxo, que consiste numa medida política e estratégica, sendo um dos elementos aplicados no seu processo a aceleração de aprendizagem. Para isso, foi implantado na Seduc o projeto de Correção de Fluxo Escolar que objetiva revitalizar a oferta escolar aos alunos com defasagem idade/ano, abrangendo atendimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com cursos de Ensino Fundamental – Anos Finais, através das Classes de Aceleração da Aprendizagem utilizando a Metodologia Telecurso/Telessalas e a adoção da unidocência, cujos resultados positivos têm sido experimentados em outras unidades da federação.

A Metodologia Telessala™ e Telecurso®, criada pela Fundação Roberto Marinho, tem sucesso visível nos entes federativos em que está sendo utilizada como alternativa pedagógica: os sistemas de ensino, além de realizarem a correção do fluxo escolar, conseguem que os estudantes concluam a sua escolarização num tempo menor sem perda de qualidade, com resultados significativos de aprendizagem.

Com a adoção e execução dessa Metodologia, o governo do estado, com a coordenação geral da Seduc e em parceria com a Fundação Roberto Marinho, beneficiará, nos anos letivos de 2013 e 2014,  11.751 estudantes do Ensino Fundamental das modalidades Regular e EJA,  divididos em 390 turmas , em 52 municípios, que apresentam mais de dois anos de distorção idade/Ano. A pretensão é reduzir drasticamente os índices de defasagem idade/Ano, assim como possibilitar a essa clientela o avanço em sua escolarização com qualidade e sucesso.

Com a expansão do atendimento escolar nesses Cursos e com a adoção da Metodologia, a Seduc estará, por outro lado, garantindo a correção de fluxo, elevação de escolaridade, com aprendizagem de qualidade, propiciando aos estudantes a continuidade dos estudos, melhores condições de acesso a emprego e renda e inserção nos diferentes espaços da vida social.

A parceria especializada possibilitará à Seduc garantir, também, a consolidação dessas modalidades de atendimento com a participação ativa de alunos, professores, supervisores, articuladores e equipe gerencial, atores importantes para o seu bom desenvolvimento. Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de acompanhamento pedagógico e de gestão dos Cursos passarão por processos de formações, perfazendo um total de 120 a 160 horas, considerando 40 horas em cada semana de formação. Além do professor, os articuladores, supervisores e os professores da equipe multidisciplinar participam das formações.

O objetivo da formação é capacitar os articuladores e supervisores que atuam no Projeto de Correção do Fluxo Escolar na metodologia telessala. O evento está acontecendo no Centro de Treinamento da Emater – Centrer, localizado na BR 364 – Km 25, no município de Ouro Preto do Oeste, até as 18 horas desta quinta-feira.

Texto: Madalena Marcelino

Fonte: Assessoria Seduc


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