teensexonline.com

Terça-feira, 23 de julho de 2024








Presidente da OAB de Rondônia faz emocionante discurso sobre a confiança nas urnas eletrônicas

No último dia 25/07/2022, Márcio Nogueira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de Rondônia, em cerimônia na sede da entidade, em Porto Velho, na entrega de credenciais aos novos advogados, proferiu um emocionante discurso sobre a importância e confiança às urnas eletrônicas brasileiras. Ressaltou aos presentes que sempre atuou em processo eleitoral como profissional fazendo uma comparação ao sistema antigo de votação entre urnas manuais e às atuais, consideradas as mais modernas mundialmente. A manifestação da maior autoridade da classe dos advogados rondonienses vem em bom momento, diante do que prega o mandatário máximo do poder executivo nacional, que, no dia 18/07/2022, em encontro no Palácio da Alvorada, com embaixadores brasileiros em vários países, na qual repetiu suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas, destacando-se à fala de votação impressa.

O encontro em Brasília, patrocinado pelo governo federal, articulado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, repercutiu negativamente entre os representantes de outros poderes, principalmente aos membros do STF e TSE, que acharam a iniciativa muito negativa, haja vista que o judiciário eleitoral nacional tem 90 anos de história e nunca houve reunião semelhante à que foi conduzida pelo chefe da nação que colocasse em dúvida a atuação do sistema implantado no país em 1996, acabando, em definitivo, com inúmeras fraudes externas de votação em papel.

Ao que parece, nenhuma outra autoridade no Estado de Rondônia, ligada ao poder judiciário, notadamente ao eleitoral, veio a público manifestar sobre a confiabilidade e transparência das urnas eletrônicas. Espera-se que o presidente do TRE/RO, desembargador Paulo Kiyochi Mori, fale em nome da corte à sociedade regional sobre a lisura desse sistema vigente no Brasil, que deve persistir, do qual serve como modelo ao mundo inteiro. O presidente da OAB/RO abordou um tema dominante atualmente nas redes sociais, não titubeando em defender as urnas eletrônicas e conclamando o povo em geral a acreditar na justiça eleitoral brasileira, que vem se destacando como a mais célere, respeitada e admirada entre as demais. Espera que as Seccionais da OAB/RO façam o mesmo que o Dr. Márcio Nogueira fez, de forma brilhante e corajosa, na defesa intransigente do atual sistema de votação a nível nacional, conduzido, com maestria, pelo TSE.

É lógico que muitos advogados militantes no Estado de Rondônia não têm o mesmo pensamento do presidente da OAB/RO, o que é normal, até porque vivemos numa nação onde predomina a liberdade de expressão e de manifestação de ideais (artigo 5º, IX, da CF/88 – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença). O assunto está tomando proporção gigantesca e vem mobilizando entidades de classe, públicas e privadas, a se unir em defesa do Estado Democrático de Direito, notadamente sobre as urnas eletrônicas. Aquele que discordar do sistema, achando que o voto impresso é mais seguro, deve ser tratado com respeito e consideração, até porque quanto mais o povo falar sobre processo eleitoral, indubitavelmente, será enriquecedor ao país, ao avanço das ideias, de escolher melhor o seu representante aos poderes legislativos e executivos, com possibilidade de dar maior transparência à votação, que acontece de dois em dois anos no Brasil. (Jornalista Ronan Almeida de Araújo).


spot_img


Pular para a barra de ferramentas