teensexonline.com

Domingo, 29 de setembro de 2024







Prefeitura fortalece campanha de prevenção do suicídio com ações

Com o objetivo de alertar a população sobre o suicídio, a prefeitura de Ji-Paraná aderiu à Campanha Setembro Amarelo. Um pit stop foi realizado ontem (17), pela manhã na avenida Marechal Rondon, Primeiro Distrito da cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) distribuíram panfletos sobre a prevenção do suicídio, um ato considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como questão de saúde pública.

Ontem (17) foi feita a entrega de panfletos em pit stop. Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Relrisson de Souza Soares, o objetivo da campanha é alertar a população sobre o problema que tem se agravado nos últimos anos. “De acordo com a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. Por isso precisamos falar sobre isso, orientar as pessoas para que procurem ajuda”, enfatizou o coordenador.

Em Ji-Paraná as pessoas podem procurar o Caps, que fica localizado próximo ao Hospital Municipal Claudionor Roriz, no bairro Dom Bosco. Equipes de médicos e enfermeiros especialistas em psiquiatria e assistente social atendem de segunda a sexta-feira.

Cerca de 800 pessoas de Ji-Paraná e outros 14 municípios da Região Central de Rondônia, são atendidas todos os meses no Centro de Atenção Psicossocial. Cerca de 10% desse número são de pessoas que apresentaram indícios de suicídio. O Centro oferece atendimento imediato com os profissionais. “Além do atendimento com o médico psiquiatra e enfermeiros, oferecemos também oficinas com terapias ocupacionais. Eles fazem cursos de pintura, bordado e canto. Levamos esses pacientes ao cinema, shopping e fazemos piquenique”, explicou o coordenador.

O médico Wendell Jânio de Oliveira explica que os casos de atendimento mais frequentes são depressão, bipolaridade, síndrome do pânico, esquizofrenia, surto psicótico, ansiedade, alcoolismo, por exemplo. Em casos de pensamentos sobre suicídio, geralmente o paciente acredita não ter mais esperança ou sentido de vida.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas