O Departamento de Meio Ambiente, da prefeitura de Jaru, divulgou nessa terça-feira (23), que o número de queimadas urbanas no município aumentou, o que deixa ainda mais grave os perigos que o fogo oferece e suas consequências para a população.
Os problemas são inúmeros. Caso se alastre, o fogo pode destruir vegetações e até residências. A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente idosos e crianças. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e com isso, provocar acidentes graves.
É importante informar que, segundo a lei ambiental do município, é proibido promover queimadas. Mesmo aquele fogo em um pequeno montinho de folhas, nos fundos dos quintais, caracteriza-se como crime ambiental.
Diante dessa situação, as autoridades ambientais orientam que a população denuncie os casos de queimadas urbanas. Qualquer pessoa pode denunciar ao departamento de meio ambiente, através do telefone: (69) 3521- 2923. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Jaru