Logo Lamar







Prefeitura alerta para pagamento do Alvará de Funcionamento de 2026

A Prefeitura de Ji-Paraná, por Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), alertou comerciantes e prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas) que o prazo para pagamento da Taxa de Licença e Funcionamento Anual, mais conhecido como Alvará de Funcionamento, encerra em 30 de janeiro. Após a data, o valor cobrado terá acréscimo de juros, multas e correção monetária.

De acordo com a Semfaz, a taxa é devida para toda e qualquer pessoa física ou jurídica que exerça atividade de serviço ou comércio no âmbito municipal, sendo cobrada anualmente. Ela é calculada com base na área do imóvel, usando o valor da Unidade de Padrão Fiscal UPFRO), atualmente em R$ 124,46.

- Advertisement -

De acordo com o gerente de Fiscalização Fazendária, Jardson Ramos Andrade, em geral, os escritórios de contabilidade auxiliam os clientes no processo de emissão do alvará de funcionamento. Contudo, o acesso ao valor pode ser realizado, via online, a partir do CNPJ ou presencialmente na Gerência Geral de Arrecadação (GGA).

O alvará é uma obrigatoriedade legal para o exercício das atividades e o não pagamento do tributo pode gerar interrupção ou irregularidade das atividades. Dados de 2025 indicam que o município possui cerca de 3.600 pontos comerciais. “Funcionar com a licença vencida é o mesmo que estar sem alvará, isso mostra que a empresa está irregular perante a lei”, frisou Jardson Andrade.

De 2 a 29 de dezembro de 2025, a prefeitura lançou o Refis Jipa (Programa de Recuperação Fiscal de Ji-Paraná, que isentava o contribuinte do pagamento de juros, multa e correção monetária, com a opção de parcelamento em até 60 meses, de impostos e taxas municipais, mesmo os tributos que estavam listados em dívida ativa.

Texto: Jairo Ardull

Foto: Bruno Perazzoli

Mais notícias sobre cidades de Rondônia






ABSOLVIDO POR JÚRI Pai que chicoteou o genro para proteger a filha é inocentado

O Tribunal do Júri de Irecê, na Bahia, absolveu, em 14 de novembro do ano passado, o lavrador conhecido como Seu Luiz Carlos da...

ESTÁ FORAGIDO: Homem agride e deixa namorada com rosto desfigurado após ela negar sexo

Uma mulher de 40 anos denunciou ter sido agredida pelo namorado, Thiago Gonçalves de Oliveira, também de 40 anos, na madrugada deste domingo (15),...

Motorista morre após guincho perder controle e provocar acidente fatal na BR-364. VEJA VÍDEO

Um acidente grave registrado na noite de quinta-feira (12) terminou com a morte de Valdeci Rodrigues dos Santos, de 57 anos, na BR-364, entre...
Pular para a barra de ferramentas