Com o anúncio do Governo Federal, de que a ponte sobre o Rio Madeira, ponte do Abunã, que liga Rondônia ao estado Acre, será inaugurada na sexta (07), crescem as expectativas do incremento da exportação e importação entre Brasil, Bolívia e Peru.
A expectativa é que a conclusão da obra deva agilizar o transporte e, consequentemente, baratear o frete das mercadorias que transitam pela rodovia. A inauguração contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e dos governadores de Rondônia e do Acre.
Considerada uma obra estratégica para a integração nacional, a ponte possui uma extensão de 1,9 quilômetros, onde estima-se que mais de dois mil veículos cruzarão a ponte, todos os dias. A obra que ligará os estados de Rondônia e Acre, encerra um ciclo de horas de espera para a travessia que até então é feita por balsas.
Procurados pelo Rondoniaovivo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), Rainiery Araújo Coelho; destacaram pontos positivos com esta inauguração.
Para o presidente da Fiero, o impacto que a ponte terá na economia de nossa região será imenso. “Trata-se de uma das importantes obras estruturantes que impulsionará o desenvolvimento regional e efetivará as relações comerciais de Rondônia com os países como o Peru e a Bolívia”, declarou.
O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, enfatizou as novas possibilidades comerciais que se abrirão com a nova ponte.
“É mais um passo significativo para a integração com os países vizinhos e a conclusão de uma das obras estruturantes do futuro. Ela abre espaço para que possamos efetivar relações comerciais de Rondônia com os países como o Peru e a Bolívia”, avaliou Raniery.
A integração com os países vizinhos é a grande esperança para impulsionar as trocas comerciais com essas nações. Vale lembrar que os produtos rondonienses terão acesso mais rapidamente, a 43,5 milhões de consumidores, que é a soma das populações de Peru e Bolívia juntas.
Rota do Pacífico
Uma das vantagens da conclusão desta obra é a consolidação da Rota do Pacífico, uma estrada binacional que liga o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru, através do estado brasileiro do Acre.
Apresentando assim, como mais uma alternativa de saída da produção rondoniense e brasileira com destino aos países asiáticos.
Além de favorecer a integração sul-americana a circulação de pessoas, o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru, a estrada garante o acesso dos produtos peruanos ao oceano Atlântico e o acesso dos produtos brasileiros ao Pacífico.
Carolina Saavedra/Rondoniaovivo