O novo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz será inaugurado na segunda-feira (3). A unidade da Prefeitura de Ji-Paraná funcionará 24 horas por dia e vai oferecer espaço mais amplo, moderno e equipado com equipamentos com tecnologia de ponta, para gerar resultados mais precisos e rápidos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seis bioquímicos, dez técnicos, seis auxiliares, quatro auxiliares administrativos e um administrador integrarão o corpo de servidores do novo laboratório do HM.
A antiga unidade funcionava na rua Porto Velho, em frente à Escola Estadual Professor José Francisco, em uma estrutura alugada. Em 2020, foram realizados cerca de 70 mil exames laboratoriais. No ano seguinte, o número subiu para 133 mil e, de janeiro a setembro de 2022, foram promovidos mais 145 mil testes, um aumento de aproximadamente 110%.
“A nossa antiga estrutura não estava mais comportando a demanda de exames do Hospital Municipal. Havia uma solicitação para ampliação do laboratório, desde 2012, e que agora finalmente saiu do papel. Teremos um espaço amplo, com aparelhos modernos, que possibilitará mais de 15 mil exames por mês”, destacou o diretor do laboratório do HM, Jovano Aparecido de Paulo.
A secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, afirmou que, com o novo laboratório, os pacientes do Hospital Municipal serão mais bem atendidos, diminuindo o tempo de espera para a realização e resultados de exames, incluindo procedimentos mais complexos, para pacientes internados na unidade de tratamento intensivo (UTI) do HM.
“Teremos uma ala equipada, com salas climatizadas e com profissionais capacitados, proporcionando o atendimento mais ágil e preciso para os pacientes do Hospital Municipal. É um grande avanço para a saúde de Ji-Paraná”, comemorou Wanessa.