Logo Lamar







Município de Ji-Paraná inicia tratamento da obesidade nas UBSs com uso do medicamento Mounjaro

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai iniciar, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o tratamento da obesidade com uso do medicamento Mounjaro, associado ao acompanhamento multiprofissional. Para esta fase inicial, os pacientes já foram previamente selecionados, a partir de critérios técnicos definidos pelas equipes de saúde.

Inicialmente, os profissionais da rede municipal adotaram como critérios para a pré-seleção pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, associados a comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e esteatose hepática, além de outros requisitos obrigatórios: idade entre 20 e 60 anos e acompanhamento regular nas UBSs nos últimos 12 meses.

- Advertisement -

Esses critérios foram aplicados por meio de filtros no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/e-SUS). A partir desse levantamento, foram identificados 589 pacientes que atendiam às condições estabelecidas.

Dentre esse total, foram inicialmente priorizados 100 pacientes, considerando o grau de obesidade, porém excluindo casos de obesidade mórbida com limitações funcionais severas, como pacientes acamados, uma vez que o protocolo de tratamento exige a prática regular de atividade física.

Na sequência, os pacientes passam pelas próximas etapas do processo, que incluem consulta médica, exames laboratoriais, anamnese detalhada e avaliação física. Aqueles que apresentarem qualquer contraindicação clínica ao uso do medicamento ou ao protocolo proposto serão excluídos, sendo convocados outros pacientes da lista inicial dos 589 pré-selecionados.

Outro critério fundamental para a permanência no programa será a adesão e participação assídua nas ações previstas, como:

• encontros em grupo,

• consultas com nutricionista e psicóloga,

• e atividade física orientada.

A Semusa informa ainda que o processo de aquisição do medicamento Mounjaro está em andamento. Enquanto isso, todas as etapas de avaliação, acompanhamento clínico e organização do protocolo seguem sendo realizadas, garantindo que o início do tratamento ocorra de forma segura, responsável e baseada em critérios técnicos.

A Prefeitura de Ji-Paraná reforça que esta é uma fase inicial, com número limitado de participantes, e que o programa está sendo conduzido com responsabilidade, transparência e foco na segurança dos pacientes, dentro da rede pública municipal de saúde.

Texto: Natália Pessoa
Foto: Imagem gerada por IA

Mais notícias sobre cidades de Rondônia






ABSOLVIDO POR JÚRI Pai que chicoteou o genro para proteger a filha é inocentado

O Tribunal do Júri de Irecê, na Bahia, absolveu, em 14 de novembro do ano passado, o lavrador conhecido como Seu Luiz Carlos da...

ESTÁ FORAGIDO: Homem agride e deixa namorada com rosto desfigurado após ela negar sexo

Uma mulher de 40 anos denunciou ter sido agredida pelo namorado, Thiago Gonçalves de Oliveira, também de 40 anos, na madrugada deste domingo (15),...

Motorista morre após guincho perder controle e provocar acidente fatal na BR-364. VEJA VÍDEO

Um acidente grave registrado na noite de quinta-feira (12) terminou com a morte de Valdeci Rodrigues dos Santos, de 57 anos, na BR-364, entre...
Pular para a barra de ferramentas