O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar os motivos da baixa adesão de municípios de Rondônia ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O programa visa implementar políticas públicas para garantir alimentação de qualidade à população e promover parcerias entre o governo e a sociedade civil. Além disso, a adesão ao Sisan possibilita o acesso a recursos federais destinados a ações de alimentação e nutrição.
Conforme informações do MPF, apenas 21 dos 52 municípios rondonienses integram o Sisan, apesar da simplicidade do processo de adesão e da disponibilidade de orientações para os gestores municipais. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Raphael Bevilaqua, destacou a necessidade de ampliar a participação no programa para atender às demandas locais de segurança alimentar.
Municípios como Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Jaru, e Theobroma, além de outros sete, foram questionados pelo MPF sobre os motivos da não adesão. A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) também foi acionada para informar sobre possíveis processos em andamento ou dificuldades relatadas pelas prefeituras. As respostas devem ser enviadas ao MPF em até 15 dias úteis.
Portal SGC