Menino aprende Libras para se comunicar com colega de sala



O curso foi ministrado pela Escola do Legislativo, com a intermediação do deputado Cirone Deiró

O curso não era para criança, mas diante da insistência dele, a mãe e os organizadores permitiram sua participação. Foi assim que o menino Mateus Vieira de Oliveira, de 7 anos, aprendeu seu nome, números e diversas palavras, inclusive expressões de gentileza, em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Tudo isso por causa dela, a Alice, sua coleguinha de escola. “Eu quis participar, porque tenho uma amiga de sala que se chama Alice, que é surda e eu quero poder conversar com ela”, explicou Mateus.

As aulas do curso em que Mateus participou foram ministradas em Cacoal, no período de 7 a 11 de abril, pelo professor Marcus Loureiro. O de Libras e o de Filmagem e edição de vídeos foram oferecidos pela Escola do Legislativo, com a intermediação do deputado estadual Cirone Deiró. O menino foi um dos 150 inscritos da turma de Libras, que contou com a participação de algumas crianças e adolescentes. “A aceitação das aulas foi ótima e a participação foi de 100 por cento, superando nossas expectativas”, afirmou Marcus Loureiro. Quanto a Mateus, o professor disse que foi um presente para o curso. “Quando ele se encontrar com a coleguinha e mostrar o que aprendeu, com certeza vai deixá-la muito feliz”, disse.

O jornalista Alexandre Rolim Jorge, que ministrou o curso de Filmagem e edição de vídeos, também ficou satisfeito com a participação do público, considerado grande e eclético. “Tivemos pessoas que não sabiam nada sobre o assunto e outras que já trabalham na área e todas ficaram até o final do curso, interagindo e demonstrando interesse”, disse ele, que também deu aula para cerca de 150 alunos.

O diretor da Escola do Legislativo, Welvs Assis, elogiou o empenho da equipe responsável pela organização e dos professores que ministraram as aulas. Ele explicou que os cursos foram oferecidos, após pedido feito pelo deputado Cirone Deiró, ao presidente da Assembleia, Alex Redano. “Parabenizo o público desse auditório cheio, pelo interesse e tempo dedicado, pois hoje encerram-se essas capacitações e iniciam-se novas possibilidades, sonhos e profissões”, disse o diretor, acrescentando que “quando a administração pública investe em educação, o resultado aparece”.

Cirone Deiró afirmou que ficou satisfeito com a adesão do público e com os resultados alcançados. Ele elogiou o empenho dos organizadores e a qualidade dos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo. “Os dois cursos superaram nossas expectativas, desde o período de inscrições ao encerramento das aulas”, disse.

Texto: Eli Batista
Jornalista

+ Notícias

Polícia prende suspeito de assassinar sobrinho de ex-vereadora em Vilhena, RO

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (23), o suspeito de matar Flávio Rodrigo Mendes, sobrinho de uma ex-vereadora, em...

PM apreende arma de fogo e conduz suspeito à Unisp, em distrito de Chupinguaia

Na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma arma de fogo...

PF cumpre mandado de busca e apreensão para apurar suposto crime de peculato em Rondônia

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (23/1), em Porto Velho/RO, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça...
- Advertisement -
- Advertisement -


Veja outras notícias aqui ▼

Pular para a barra de ferramentas