teensexonline.com

Sábado, 28 de setembro de 2024







LIVRO SOBRE ESPIGÃO DO OESTE SERA LANÇADO EM SANTA CATARINA

hirVila Pavão (ES) e Espigão (RO) são dois municípios com a melhor intercambio  cultural pomerana no Brasil. Nesse sentido, o professor de história do Centro Estadual Integrado de Educação Rural/CEIER, Jorge Kuster Jacob que recentemente também esteve na Polônia e na Alemanha(antiga Província da Pomerânia) acaba de ser convidado para fazer o lançamento de seu livro “Cidades Irmãs Pomeranas – Vila Pavão (ES) e Espigão do Oeste (RO)”  no III PomerBR, 3º Encontro Nacional do Pomeranos em Pomerode de 15 a 17 de agosto próximo.

O livro conta um pouco da história entre esses dois municípios tão distantes  geograficamente(3.10 0 Km), mas tão perto culturalmente.–“ A ideia do  livro é descrever um pouco dessa história que começou na década de 1960 com o êxodo de muitos pavoenses, especialmente pomeranos para Espigão do Oeste(RO) que hoje é o município que mais tem capixabas e pomeranos de toda Região Amazônica. Vila Pavão foi o município capixaba que mais perdeu gente:40% nessa época. Descrevemos também algumas manifestações culturais que esses dois municípios tem em comum como a língua, a culinária, a arquitetura, o casamento, a agricultura familiar, entre outros manifestações típicas”. – disse o pesquisador pomerano Jorge”.

O III PomerBR é um encontro nacional onde esse povo tradicional brasileiro busca sua identidade histórica e cultural e quer propor projetos de integração nacional. Na oportunidade, entre outros temas, será debatida a possibilidade de um encontro mundial, onde o Brasil, especialmente o Espírito Santo será o principal articulador uma vez que os pomeranos mais tradicionais do mundo estão aqui em 12 municípios capixabas, aproximadamente 150 mil pomeranos.

“-Inclusive penso que as autoridades estaduais e municipais capixaba estão perdendo uma grande oportunidade de transformar essa referência mundial em ações culturais e turísticas concretas que poderão gerar renda e mais qualidade de vida para os pomeranos no Espírito Santo”, conclui o pesquisador pavoense que já tem outros dois livros e dois filmes editados.

Dois representantes da Associação Pomerana de Espigão do Oeste/ASPOMER, Evaldino Keller e Douglismar Pagung também viajarão para Santa Catarina, representando a comunidade pomerana de Espigão.

Espigão do Oeste já tem algumas estruturas que valorizam essa identidade pomerana. A Radio Sociedade de Espigão tem o maior programa na língua pomerana no mundo, 3 horas de duração, todos os domingo a tarde. Tem o Sr. Martino Tesch, um dos mais tradicionais pomeranos do Brasil com um enorme arquivo histórico e cultural sobre a presença pomerana em Rondônia. Ele tem depoimentos e fotos importantes registrando essa história. Casamentos tradicionais ainda acontecem no interior do município. Festas tradicionais ligadas a igreja ou a cultura pomerana são destaques como a “festa da linguiça”, a “festa da colheita”, a festa da Associação Pomerana de Espigão do Oeste\ASPOMER, entre outras atividades que caracterizam essa etnia no nosso município. Um portal típico pomerano está sendo pleiteado em Brasília para fazer parte e ajudar na identificação dessa cultura no nosso município. Outras iniciativas para valorizar e contribuir no desenvolvimento local e sustentável está sendo debatidas para o município mais pomerano da região Amazônica.

 

Anexo a Programação e fotos:

CRONOGRAMA

15/08
7:30 – 8:45hs Entrega de material
8:45 – 9:15hs Cerimônia de abertura do evento, com participação das autoridades
9:15 – 9:40hs Apresentação Cultural (Prof. Endrigo)
9:40 – 10:00hs Café
10:00 – 11:30s Palestra, com Prof. Carmo e Sr. Jairo Scholl “Ethos Pomerano”
11:30 – 13:30hs Almoço – com apresentações de curtas no cinema
13:30 – 14:30hs Comunicações
14:30 – 16:00hs Mesa: “Os aspectos Linguísticos e Divergentes dos Imigrantes Pomeranos no Brasil”
16:00 – 16:30hs Debate
16:30 – 17:00hs Lançamento do Livro “Vultos de nossa História” – Márcia Regina Dickmann
17:00hs Café

16/08
8:00 – 8:20hs Apresentação Cultural (Prof. Adelira)
8:20 – 10:00hs Relatos de experiência do Ensino Bilíngue (Neuzi, SL e SMJ)
10:00 – 10:20hs Café
10:20 – 11:30hs Comunicações
11:30 – 13:30hs Almoço, com apresentações de curtas no cinema
13:30 – 15:00hs Relato dos Membros do Conselho Nacional dos Povos Tradicionais do Brasil (CNPT)
Vanilda Haese Dettmann e Jorge  Küster Jacob – Debate sobre a Carta de Santa Maria de Jetibá
15:00 – 15:20hs Café
15:20 – 17:00hs Elaboração do Documento do Encontro de Pomerode
17:00 – Lançamento do Livro “Cidades Irmãs Pomeranas – Vila Pavão (ES) e Espigão do Oeste (RO)” – Jorge Küster Jacob

17/08
8:30hs Tour por Pomerode ou livre a quem desejar
14:00hs Saída a Jaraguá do Sul para conhecer o Parque Malwee
18:00hs Apresentações culturais no local. Sugestão: durante as apresentações dos grupos folclóricos, proceder integração com o Grupo Regenwalde. Encerramento com culto em platt pelos pastores Aldo Beskow. Sugestão de término do evento com um jantar.

Durante todo o evento no Centro Cultural, será realizada exposição de fotos antigas da Pomerânia e de materiais da arquitetura enxaimel.

 

 


spot_img


Pular para a barra de ferramentas