Logo Lamar



Ji-Paraná registra aumento nos homicídios em 2025, aponta Observatório de Segurança Pública





A cidade de Ji-Paraná já contabiliza 23 homicídios entre 1º de janeiro e 26 de outubro de 2025, segundo dados do Observatório Estadual de Segurança Pública. O número supera os 21 assassinatos registrados durante todo o ano de 2024, acendendo um alerta para o avanço da violência no município.


De acordo com o levantamento, 16 homicídios e dois feminicídios ocorreram apenas nos nove primeiros meses deste ano. Para entender o aumento dos casos, a reportagem ouviu o delegado Flaviano José, titular da Delegacia de Homicídios de Ji-Paraná, que explicou que os crimes de 2025 apresentam características diferentes em relação aos do ano anterior.


“As características daqueles que foram praticados no ano passado são diferentes daqueles que foram cometidos este ano”, destacou o delegado.


Segundo ele, ao menos dez homicídios estão relacionados a grupos ligados a facções criminosas, o que tem contribuído para o aumento da criminalidade.

“São grupos que atuam no tráfico de entorpecentes e que praticaram esses homicídios nesse contexto de cobrança de dívida ou disputa de território para o comércio de drogas em Ji-Paraná”, explicou Flaviano José.

Facções e crimes passionais em alta
Somente na penúltima semana de outubro, quatro homicídios foram registrados na cidade. Para tentar conter essa escalada, a Polícia Civil tem reforçado ações repressivas e preventivas, com foco no combate ao tráfico e no enfraquecimento das facções.

Flaviano também pontuou que os crimes passionais representam um desafio adicional às forças de segurança, já que são mais difíceis de prevenir, mesmo com o trabalho de aproximação com a comunidade e patrulhamento constante.

Investigações e integração
Atualmente, cerca de 60% dos homicídios de 2025 já tiveram as investigações concluídas, o que demonstra, segundo o delegado, o empenho das equipes locais.

“A participação da comunidade tem sido fundamental para o avanço das apurações e o fortalecimento da segurança pública em Ji-Paraná”, ressaltou.

Apesar do aumento dos índices, a Polícia Civil garante que segue atuando em integração com outras forças de segurança, intensificando o combate ao crime organizado e buscando restabelecer a tranquilidade e a sensação de segurança da população ji-paranaense.












- Advertisement -




Veja outras notícias aqui ▼

Publicidade



Pular para a barra de ferramentas