Logo Lamar







Ji-Paraná registra aumento nos homicídios em 2025, aponta Observatório de Segurança Pública

A cidade de Ji-Paraná já contabiliza 23 homicídios entre 1º de janeiro e 26 de outubro de 2025, segundo dados do Observatório Estadual de Segurança Pública. O número supera os 21 assassinatos registrados durante todo o ano de 2024, acendendo um alerta para o avanço da violência no município.

De acordo com o levantamento, 16 homicídios e dois feminicídios ocorreram apenas nos nove primeiros meses deste ano. Para entender o aumento dos casos, a reportagem ouviu o delegado Flaviano José, titular da Delegacia de Homicídios de Ji-Paraná, que explicou que os crimes de 2025 apresentam características diferentes em relação aos do ano anterior.

- Advertisement -

“As características daqueles que foram praticados no ano passado são diferentes daqueles que foram cometidos este ano”, destacou o delegado.

Segundo ele, ao menos dez homicídios estão relacionados a grupos ligados a facções criminosas, o que tem contribuído para o aumento da criminalidade.

“São grupos que atuam no tráfico de entorpecentes e que praticaram esses homicídios nesse contexto de cobrança de dívida ou disputa de território para o comércio de drogas em Ji-Paraná”, explicou Flaviano José.

Facções e crimes passionais em alta
Somente na penúltima semana de outubro, quatro homicídios foram registrados na cidade. Para tentar conter essa escalada, a Polícia Civil tem reforçado ações repressivas e preventivas, com foco no combate ao tráfico e no enfraquecimento das facções.

Flaviano também pontuou que os crimes passionais representam um desafio adicional às forças de segurança, já que são mais difíceis de prevenir, mesmo com o trabalho de aproximação com a comunidade e patrulhamento constante.

Investigações e integração
Atualmente, cerca de 60% dos homicídios de 2025 já tiveram as investigações concluídas, o que demonstra, segundo o delegado, o empenho das equipes locais.

“A participação da comunidade tem sido fundamental para o avanço das apurações e o fortalecimento da segurança pública em Ji-Paraná”, ressaltou.

Apesar do aumento dos índices, a Polícia Civil garante que segue atuando em integração com outras forças de segurança, intensificando o combate ao crime organizado e buscando restabelecer a tranquilidade e a sensação de segurança da população ji-paranaense.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rondônia registra quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou nesta quinta-feira (19), que Porto Velho contabiliza, até o momento, seis notificações de infecção...





Rondônia registra quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou nesta quinta-feira (19), que Porto Velho contabiliza, até o momento, seis notificações de infecção...

Vídeo mostra homem batendo em mulher e forçando sexo no primeiro encontro do Tinder

Vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que uma jovem de 21 anos foi agredida e sofreu uma tentativa de estupro...

Professora é assassinada a tiros pelo ex-marido; homem é morto por PM à paisana

Uma professora de Cuiabá, identificada como Lucieni Naves Corrêa, de 51 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-marido, Paulo Neves Bispo, 61 anos, na...
Pular para a barra de ferramentas