
Residentes de diversos bairros de Ji-Paraná e dos distritos de Nova Londrina e Nova Colina já começaram a receber, desde a última semana, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). A iniciativa tem como objetivo levar ações educativas e de conscientização sobre os riscos das queimadas, tanto na área urbana quanto na rural.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Luiz, a população precisa estar diariamente alerta para os impactos causados por essa prática ilegal. “As queimadas afetam diretamente a saúde, principalmente de crianças e idosos, superlotando as unidades de saúde por conta do aumento de doenças respiratórias. Esse período de seca é de grande preocupação, e muitas vezes as pessoas não têm noção do mal que estão causando até para elas mesmas”, destacou.
Além do alerta sobre os riscos à saúde, a Semeia também reforça que a queimada é proibida por lei e pode gerar pesadas multas, que em Ji-Paraná chegam a até R$ 200 mil, além de outras penalidades previstas.
As equipes estão atuando não apenas na fiscalização, mas também de forma educativa, levando informações às escolas, comunidades e meios de comunicação. “Queremos que a população seja nossa parceira nessa luta, entendendo que a prevenção é sempre o melhor caminho”, completou João Luiz.
📞 Denúncias sobre queimadas podem ser feitas pelo WhatsApp da Semeia: (69) 3411-4204.


