Logo Lamar



JI-PARANÁ: Gerência de Arrecadação registra queda de inadimplência





A Gerência de Arrecadação da Secretaria de Fazendo (Semfaz) da prefeitura de Ji-Paraná vem intensificando a ação de alerta junto aos contribuintes em situação de inadimplência com o fisco municipal. O resultado, segundo a gerente Juliana Landim, tem sido bastante satisfatório com a redução no número de endividados nos últimos anos. Segundo ela, atualmente, o índice de inadimplência está em 25%.

Juliana Landim relatou ao Portal SGC que já neste início de ano, todos os contribuintes em atraso com o Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e outros impostos, vencido até o dia 31 de dezembro do ano passado, já estão sendo inseridos na chamada Dívida Ativa e sendo levados ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “Já temos muitas cobranças através do SPC em processo de execução”, afirmou.


Ainda de acordo com a gerente, sempre que tem restrição, logo, o contribuinte procura a Gerência Geral de Arrecadação (GGA) para quitar seus débitos, evitando assim maiores transtornos. Ela lembrou que mesmo com as ações, o índice de inadimplência está na média de 25%. “Estamos pedindo para esses contribuintes com dívidas protestadas e em fase de execução, nos procure o quanto antes para uma negociação.”, lembrou.



Juliana Landim disse que a inadimplência de impostos atrasados no diminuiu nos últimos anos (J. Nogueira)

 

De acordo com a gerente, o contribuinte do município fica em média entre cinco e seis anos sem pagar seus tributos, em especial, o IPTU. Ela lembrou que é através da arrecadação desses impostos que o município consegue fazer melhorias e investimentos em importantes áreas como a da saúde, educação, cultura, esporte e infraestrutura. “Os inadimplentes só lembram em quitar seus débitos com o fisco municipal quando descobrem que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) está com restrição”, afirmou e, concluiu: “O IPTU em atraso pode até mesmo resultar na penhora de imóveis e valores em conta corrente para quitar o débito”. O contribuinte pode pagar à vista ou parcelar em até 24 vezes sem juros.

 

J Nogueira/PortalSGC












- Advertisement -




Veja outras notícias aqui ▼

Publicidade



Pular para a barra de ferramentas