O grande número de terrenos abandonados por seus proprietários, em Ji-Paraná, fez com que a direção da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) iniciasse esta semana uma ação, primeiro, de conscientização e posteriormente, a aplicação de multas para os casos não resolvidos. O ato foi anunciado pelo próprio secretário titular da pasta, Otelo Castellani.
O anúncio da medida foi feito durante entrevista concedida ao apresentador do programa “Alvorada ao Vivo’ da Rádio Alvorada FM 90.7, Fernando Pereira na manhã desta sexta-feira, 21. De acordo com Otelo Castellani, o município tem um gasto muito alto na área da saúde em decorrência dessa situação.
“Os terrenos baldios se transformam em focos de incêndio, insetos e mosquitos. Abandonados, eles atraem bichos, que transmitem diversos tipos de enfermidades, e consequentemente, lotando os leitos dos hospitais públicos “, comentou.
Otelo alertou que a primeira etapa é o trabalho de conscientização e lembrou que quem não cuida do próprio imóvel corre sério risco de ter o mesmo invadindo e/ou ele é transformado em lixeira urbana. “Além de tudo isso, existe outro agravante, a criminalidade que os usam para guardar objetos ilícitos e até mesmo cometer crimes como caso de estupro”, alertou.
Após o pequeno período de conscientização, uma equipe da Semea passará a efetuar multa que pode passar dos R$ 1.500,00, caso o proprietário não tome as devidas providências.
J Nogueira/PortalSGC