As cheias dos rios Machado e Urupá, em Ji-Paraná, além de atingir imóveis e famílias ribeirinhas nas regiões baixas do município, também está contribuindo para o aumento do número de animais abandonados. A estatística é da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal da prefeitura local.
De acordo com a pasta, atualmente existem 220 animais vítimas de abandono ou maus tratos. Todos estão bem e saudáveis e prontos para a adoção. Para poder adotar um animal, a pessoa interessada precisa se comprometer em tratar bem do cão ou gato que pretende ter em casa. Em janeiro, foram 30 animais adotados. Esta semana, quem esteve na sede da instituição foi Francisco Rivaldo, pretendendo adotar um cavalo, o primeiro passo ele concluiu, que foi o cadastramento.
Enchentes
Sobre a atual enchente dos rios Machados e Urupá, Pablime Lemes relatou que até o momento já são 28 animais entre cães, gatos e até cavalos resgatados. Quando encaminhados passa a secretaria, todos passam por atendimento criterioso e, posteriormente, são disponibilizados para adoção. O atendimento ao público na secretaria ao público acontece entre 8h e 15h, inclusive, aos domingos e feriados.
J Nogueira/PortalSGC