O evento tem como objetivo auxiliar alunos de medicina na escolha das especialidades
Escolher uma especialidade médica para seguir carreira nem sempre é uma tarefa simples para os alunos de medicina. Pensando nisso, o IDOMED Carreiras, pilar do Instituto de Educação Médica (IDOMED) que busca auxiliar o desenvolvimento da carreira dos estudantes de medicina da graduação, pós-graduação e residentes, promove, entre os dias 3 e 7 de outubro, a 2ª Semana das Especialidades Médicas. A ideia é possibilitar aos alunos conhecerem de perto as áreas médicas que têm interesse e as inúmeras possibilidades oferecidas, hoje, pelo mercado de trabalho.
O evento é gratuito, aberto ao público em geral e totalmente online. Na primeira edição, em 2021, mais de 3.500 estudantes de todo o Brasil participaram. Para ter acesso a mais informações sobre o evento e garantir uma vaga, o interessado deverá fazer inscrição, até o dia 28 de setembro, no site: www.carreirasedu.com.br/
Na ocasião, os alunos entenderão melhor sobre dez áreas da medicina que foram selecionadas previamente pelos próprios estudantes do Idomed, através de uma pesquisa interna. São elas: Medicina de Emergência, Anestesiologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Cirurgia Plástica, Endocrinologia, Pediatria, Cirurgia Cardíaca e Neurocirurgia.
“Nos cinco dias de evento, conectamos os alunos aos especialistas. Eles participarão de palestras e poderão conversar com os profissionais de todo o país para trocar experiências, tirar dúvidas, entender mais sobre as tendências e rotina de cada especialidade. Será uma grande troca de conhecimento”, explica Pílade Moraes, diretor de Parcerias, Carreiras e Sustentabilidade do IDOMED.
Decisão de impacto
Segundo Pílade Moraes, a principal finalidade da Semana das Especialidades Médicas é contribuir para que os alunos tenham um olhar ampliado e sistêmico da carreira médica, além de conseguirem ter uma visão empreendedora de sua trajetória profissional. Com essa ferramenta, os estudantes poderão desenvolver as suas principais habilidades interpessoais necessárias para a gestão estratégica de suas carreiras.
“É na faculdade que o estudante se depara com inúmeras dúvidas sobre os próximos passos da carreira, além de acabar se sentindo pressionado emocionalmente a respeito das escolhas que precisa fazer ao final do curso. Nessa necessidade, criamos a Semana das Especialidades Médicas, que possibilita a eles a autorreflexão, deixando a jornada individual deles mais fluida e amparada”, completa o diretor.
—