O deputado Hermínio Coelho (PSD), ao discursar durante a sessão plenária desta terça-feira (4) da tribuna da Assembleia Legislativa, disse que a postura do governo do Estado tem sido de enganação perante o Poder Legislativo, pois faz muito discurso, mas na prática nada acontece. Para o deputado, “o governo Confúcio Moura tem demonstrado competência apenas em saquear e endividar o Estado”.
De acordo com Hermínio Coelho, em todos os setores a falta de ação do poder público é constatada, como no caso da rede pública hospitalar, “que continua massacrando a população, principalmente no caso do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, que passou por algumas reformas, mas em nada melhorou de fato a qualidade do atendimento”.
Ele apontou, também, que as denúncias de irregularidade continuam, como no caso da construção de um hospital na cidade de Ariquemes. Em seguida afirmou, que “o governo é destaque na incompetência, pois já está no segundo mandato e não consegue avançar no processo de licitação da rede de água e esgoto de Porto Velho, penalizando drasticamente a população dos bairros periféricos”.
Hermínio Coelho cobrou o asfalto anunciado nas campanhas publicitárias, uma solução para o anel viário de Ji-Paraná e o enfrentamento da questão dos frigoríficos, diante dos problemas que vem sendo criados pela Friboi, ameaçando constantemente de demissões em massa. “Falta de respeito com a população. É preciso enquadrar de forma legal, pois este grupo faz e desfaz, sendo preciso colocar um freio nesta situação”, finalizou.
Na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, havia diversas autoridades estaduais, convidadas para o evento. O primeiro a discursar em nome do governo de Rondônia, foi o vice-governador Daniel Pereira (PSB), fazendo um relato das ações do Executivo.
Levantando questão de ordem, o deputado Hermínio Coelho declarou que certamente o atual governador Confúcio Moura (PMDB), “será lembrado como o governador mais corrupto, e que deixará o Estado quebrado economicamente, em decorrência dos inúmeros empréstimos que contraiu”.
Após o encerramento da solenidade oficial, o deputado Hermínio Coelho afirmou que o “rombo” é muito grande no governo, “ensejando um posicionamento concreto das instituições públicas, pois o rol de escândalos respalda rigorosamente, o afastamento do governador, enquadrando-o na prática de diversos crimes”.
O deputado Hermínio Coelho afirmou, ainda, que continua tramitando no Superior Tribunal de Justiça o processo no qual o governador Confúcio Moura é apontado pela Polícia Federal “como chefe de uma organização criminosa instalada dentro do governo para surrupiar dinheiro público”. “Além disso, existe um elenco de processos, nos quais, o governador é apontado como mentor e apoiador”, finalizou Hermínio.
ALE/RO – DECOM – [ Paulo Ayres ]
Foto: Ana Célia