Logo Lamar







Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

A Prefeitura de Porto Velho, apresentou os profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculados ao Ministério da Saúde, que chegaram à capital após o decreto de situação de emergência na saúde pública do município, nesta terça-feira (4). A medida foi adotada em resposta à crise que ameaça o sistema local e integra um conjunto de ações estratégicas fundamentadas em relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O objetivo é conter o agravamento da crise e garantir a continuidade dos serviços essenciais.

A equipe é composta por 12 profissionais de diversas áreas, responsáveis por realizar, nos próximos dias, um levantamento detalhado da situação da saúde no município. De acordo com o coordenador-geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, a presença da equipe é fundamental para compreender a realidade local e propor soluções.

- Advertisement -

“Quando é decretada uma situação de emergência na saúde pública, é necessário agir rapidamente. Precisamos identificar as principais dificuldades enfrentadas pela população e pela gestão municipal para, então, estabelecer um plano de ação conjunto”, explicou o coordenador.

Após a análise do cenário, será elaborado um plano estratégico para que o município, o estado e o Governo Federal possam definir metas e implementar soluções eficazes. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância da presença da Força Nacional do SUS na capital.

“Essa é uma ação conjunta em que todos têm o mesmo objetivo: colaborar com a saúde e retirar Porto Velho dessa situação crítica. Nossa rede de saúde está em estado de emergência, sendo uma das mais precárias entre as capitais brasileiras em termos de cobertura, atendimento e assistência à população mais vulnerável”, afirmou o prefeito.

O relatório enviado ao Ministério da Saúde revelou um cenário alarmante, marcado pela desassistência generalizada e pelo risco iminente de colapso no atendimento. Segundo o secretário da Semusa, Jaime Gazola Filho, a equipe estabelecerá metas para ações emergenciais, bem como medidas de médio e longo prazo.

“A Prefeitura de Porto Velho já iniciou um processo de reestruturação da saúde, com diversas ações implementadas. A equipe da Força Nacional realizará um levantamento detalhado e contribuirá para a melhoria dos nossos indicadores, garantindo mais qualidade no atendimento e na assistência à população”, ressaltou o secretário.

A Força Nacional do SUS (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011, destinado à execução de medidas de prevenção, assistência e resposta a situações epidemiológicas, desastres ou crises de desassistência à população, quando esgotada a capacidade de resposta do estado ou município. A FN-SUS pode ser acionada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em diversas circunstâncias, incluindo a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

O decreto de Emergência na Saúde Pública nº 20.763, de 27 de janeiro de 2025, assinado pelo prefeito Léo Moraes, aponta diversos problemas que comprometem o atendimento à população. Entre os principais desafios identificados estão a falta de servidores e equipamentos em cinco unidades de saúde, como as unidades Manoel Amorim de Matos e Três Marias, que juntas deixam mais de 70 mil pessoas sem acesso ao atendimento básico.

Portal SGC

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Rondônia registra quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou nesta quinta-feira (19), que Porto Velho contabiliza, até o momento, seis notificações de infecção...





Rondônia registra quatro casos confirmados de Mpox em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou nesta quinta-feira (19), que Porto Velho contabiliza, até o momento, seis notificações de infecção...

Vídeo mostra homem batendo em mulher e forçando sexo no primeiro encontro do Tinder

Vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que uma jovem de 21 anos foi agredida e sofreu uma tentativa de estupro...

Professora é assassinada a tiros pelo ex-marido; homem é morto por PM à paisana

Uma professora de Cuiabá, identificada como Lucieni Naves Corrêa, de 51 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-marido, Paulo Neves Bispo, 61 anos, na...
Pular para a barra de ferramentas