Logo Lamar







Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação de todos os motoristas

O Congresso Nacional decidiu nesta quinta-feira (4) ampliar a exigência do exame toxicológico para a primeira habilitação de todos os motoristas do país. A mudança ocorre após a derrubada de um dos vetos presidenciais durante sessão conjunta marcada por acordo entre governo e oposição. Com isso a alteração passará a valer em breve.

Até então, o exame era obrigatório apenas para as categorias C e D da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), voltadas ao transporte de carga e passageiros. Com a rejeição do veto, motoristas das categorias A e B — que incluem motos, carros e vans de passeio — também deverão apresentar resultado negativo no ato da obtenção da primeira CNH. Para os profissionais das categorias C e D, o teste continua sendo exigido também na renovação do documento.

- Advertisement -

A derrubada do veto ocorreu durante a análise da Lei 15.153/2025, que trata da destinação de multas de trânsito para financiar a CNH de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.

BPC seguirá valendo para pessoas com deficiência leve

Os parlamentares mantiveram três vetos presidenciais. Entre eles, o que preserva o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência leve. O dispositivo vetado restringia o benefício apenas a casos moderados ou graves. Com a manutenção do veto, o BPC — destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de pobreza — permanece disponível também para quem apresenta deficiência leve. O veto estava ligado à Lei 15.077/2024, que atualiza normas de assistência social e previdência.

Cadastro de pedófilos não terá consulta pública após a pena

Também foi mantido o veto que impede a divulgação pública, por até dez anos após o cumprimento da pena, dos dados constantes no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. Assim, a consulta permanece restrita ao período em que a pena está em vigor, conforme previsto na Lei 15.035.

Embrapa obtém isenção após rejeição de veto

O Congresso também rejeitou o veto presidencial integral ao projeto que concede isenção de taxas e contribuições à Embrapa em pedidos feitos a órgãos reguladores. O governo havia barrado o dispositivo sob argumento de que não foram apresentadas medidas de compensação ao impacto financeiro da renúncia tributária.

A derrubada do veto atende aos defensores do projeto, que argumentam que a medida reduz custos operacionais e incentiva a inovação no setor agropecuário. Com a decisão, a isenção será oficialmente sancionada.

Por: Rondoniagora

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Homem agride garota de programa e quebra a casa após broxar; veja vídeo

Uma garota de programa de 24 anos foi agredida, na madrugada desse domingo (15), por um cliente de 38 anos durante um atendimento em...





Homem agride garota de programa e quebra a casa após broxar; veja vídeo

Uma garota de programa de 24 anos foi agredida, na madrugada desse domingo (15), por um cliente de 38 anos durante um atendimento em...

Adolescente de 14 anos é sequestrada e estuprada ao lado de igreja

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de um estupro na noite dessa segunda-feira (16), em Apiacás. Segundo o boletim de ocorrência, a menor...

Rondônia tem dezenas de vagas de emprego abertas em várias cidades; veja como se candidatar

O portal Geração de Emprego reúne novas oportunidades de trabalho disponíveis em diferentes municípios de Rondônia. Há vagas para candidatos com e sem experiência,...
Pular para a barra de ferramentas