A economia de energia nas ações do programa em quatro anos foi equivalente ao consumo de mais de cinco mil casas populares
A Energisa iniciou a substituição de 3.011 lâmpadas pelo modelo LED e de 48 aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes no campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Porto Velho. A iniciativa vai ajudar a instituição a economizar 454 Megawatts por ano, o equivalente ao consumo de 190 casas populares. “Esta é uma das ações que a Energisa realiza em seu compromisso de Desenvolvimento Sustentável e promoção do consumo consciente de energia”, afirma o coordenador do programa na empresa, Thiago Peres.
O Sesc Esplanada, localizado na capital, é outra instituição que vai ser beneficiada pelo programa com a substituição de 879 lâmpadas pelo modelo LED, 14 aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes e instalação de 410 placas solares para geração de energia, representando um investimento total de cerca de R$ 1 milhão.
Segundo o diretor regional do Sesc, Osvino Juraszek, esse investimento significará uma economia de 24 Megawatts por mês. “O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia está muito feliz pelo fato do Sesc Esplanada ter sido contemplado com o projeto que irá proporcionar a nossa unidade operar de forma mais sustentável, não só no consumo energético, mas, também, tornar-se geradora de energia limpa e renovável. Essa é uma oportunidade que está alinhada com a missão da gestão do nosso Presidente, Raniery Araújo Coelho, em trabalharmos todos em prol de um consumo consciente e um desenvolvimento sustentável”, declara. Outro efeito positivo do programa é a redução da emissão de CO2, gás que contribui para o efeito estufa no clima do planeta.
Nas próximas semanas, as unidades do Sesi e Senai em Porto Velho também vão ter seus equipamentos trocados. Em ambas as instituições serão substituídas 1.576 lâmpadas pelo modelo LED, 28 aparelhos de ar-condicionado com consumo eficiente serão instalados e o local ganhará 548 placas solares para geração de energia limpa e sustentável. Serão economizados 545 Megawatts por ano, o equivalente ao consumo de 227 casas populares.
Ainda durante este ano de 2022 serão contemplados também a Unir de Ji-Paraná, a APAE de Ariquemes, o Hospital Municipal de Espigão do Oeste e as iluminações pública da Avenida Vieira Caúla, em Porto Velho, e da cidade de Novo Horizonte.
Nestes quatro anos de concessão da empresa em Rondônia, já foram investidos mais de R$ 34 milhões em 26 projetos de eficiência energética que contribuíram para a redução do consumo de 13 mil Megawatts por ano, o equivalente ao consumo de mais de cinco mil casas populares. O programa realizado pela Energisa e segue as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Veja os detalhes de cada projeto no portal www.energisajuntos.com.br/ro