teensexonline.com

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024







Em reunião da CIB, prefeito pede apoio do Estado na área da Saúde

comissao bipartiteDurante a reunião itinerante da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia (CIB/RO), o prefeito pediu a revisão do pacto de apoio entre as cidades da região, o Município de Ariquemes e o Estado. A reunião está sendo realizada nesta quinta-feira (01) na Câmara Municipal de Vereadores, e conta com a presença de secretários municipais de saúde de mais de 40 cidades rondonienses, do secretário de Estado Saúde, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e da CIB.

Conforme o chefe do executivo, Ariquemes gasta valores altíssimos com a saúde, uma vez que para ele, há necessidade de rever a pactuação feita no ano de 2006 com o Estado de Rondônia, municípios da Regional de Saúde, e Município de Ariquemes. “Para nós é importante rever esta pactuação, uma vez que esta foi feita em 2006, pois nossa estrutura não suporta atender sem a participação de forma correta de todos que utilizam da nossa saúde”, cobra salientando que a demanda dos municípios vizinhos é muito grande, sendo que não há participação equiparada aos atendimentos realizados em Ariquemes, fato que prejudica de modo geral o setor.

O prefeito salientou ainda que a administração de Ariquemes tem se empenhado ao máximo para executar melhorias significativas na saúde, onde tem colaborado com a doação do terreno para construção do Hospital Regional, que no caso está em processo para execução da licitação pelo Governo do Estado. Também salientou a questão da hemodiálise, cujo Município realizou a locação do prédio e colocou a disposição do Governo, para adequações e instalação.

O secretário de Estado de Saúde, Williams Pimentel, destacou os investimentos feitos pelo Governo de Rondônia e ressaltou que concorda com a revisão do pacto entre os municípios da região de Ariquemes e o Estado. “Temos que ser corretos, pois se há necessidade de rever este pacto, iremos fazê-lo. Quem não está fazendo, vai pagar quem faz”, destacou ao firmar compromisso em colaborar a revisão completa do pacto, cujos municípios que fazem parte irão ter que investir de acordo que utilizam da Saúde em Ariquemes.

Pimentel destacou também a questão da hemodiálise, que segundo ele, o Município receberá uma clínica à altura, e que o processo para instalação se tornou mais complexo do que se imaginava, mas agora, dentro de alguns dias, será feita a licitação e se iniciará a adaptação do prédio. Ressaltou ainda que o processo para licitação do Hospital Regional está perto do final.

Durante a reunião serão tratados assuntos ligados a saúde de todos os municípios do Estado de Rondônia.

Fonte: Assessoria


spot_img


Pular para a barra de ferramentas