teensexonline.com

Domingo, 25 de agosto de 2024







Distrito de Nova Colina vai receber provas da 1ª Olimpíada Indígena

As competições da 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná, promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), foram transferidas da Terra Indígena Igarapé Lourdes para o Distrito de Nova Colina, há cerca de 40 quilômetros do centro da cidade.

De acordo com o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, a transferência ocorreu devido às exigências da Instrução Normativa nº 03/2015, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e por o distrito dispor de melhor infraestrutura. “Por ser a primeira edição da Olimpíada Indígena, decidimos por um local em que pudéssemos realizar todas as competições”, afirmou.

Na semana passada, a equipe da Semictur visitou o Distrito de Nova Colina para definir os locais das provas esportivas e a instalação de arquibancadas. Os jogos serão disputados nas modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), cabo de guerra (com seis participantes), corrida de 100 metros, arremesso de lança.

A programação também prevê um concurso de beleza (masculino e feminino) que, segundo os organizadores, é mais uma forma de valorizar a cultura e promover a autoestima dos povos indígenas.

Estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste). As inscrições dos atletas podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro. Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores.

FOTOS: Acervo Semictur


spot_img



Pular para a barra de ferramentas