Ao discursar durante sessão plenária desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (DEM), fez um relato sobre as suas recentes atividades, no sentido de atender as demandas do município de Ji-Paraná, e destacou a necessidade urgente de se resolver algumas pendências que vem inviabilizando o pleno funcionamento do aeroporto daquele município.
O deputado Laerte Gomes informou que esteve no Departamento de Estradas de Rodagem-DER, e manteve audiência com os gestores daquela autarquia, reivindicando providências no sentido de resolver pendências que impedem a liberação de voos regionais para o aeroporto de Ji-Paraná. Segundo ele falta a aquisição de alguns equipamentos (como Raios-x), a capacitação de servidores, e a edificação de uma cerca, demarcando o local. Ainda segundo ele, no próximo mês, ocorrerá uma inspeção federal, e caso estas questões sejam solucionadas, os voos regionais poderão ser reativados.
Escolas
O deputado Laerte Gomes elogiou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por vir atendendo demandas parlamentares encaminhadas àquela instituição. Citou ele, que a Seduc já liberou recursos para a reforma da quadra da Escola Jardim dos Migrantes. Também destacou o atendimento de forma e outras benfeitorias, para atender uma escola no distrito de Estrela de Rondônia, Escola 31 de Março, e a Escola Tancredo Neves.
Anel Viário
Outro tema focalizado pelo deputado diz respeito a obra do Anel Viário de Ji-Paraná, que foi suspenso por decisão judicial, até que se realizasse uma perícia técnica no local. Segundo ele, esta perícia já tem determinada pelo Poder Judiciário, e deve acontecer de 15 a 17 de agosto. O deputado informou que após esta perícia, o governo através do DER estará autorizado a continuar com a construção da importante obra.
Santa Casa
O deputado Laerte Gomes também lamentou o encerramento das atividades da Santa Casa de Misericórdia. Informou que infelizmente nos últimos três anos foram suspensos os repasses de recursos por parte do governo estadual, e isto foi determinante para o seu fechamento. Mas o parlamentar informou que após este episódio, alguns empresários já se movimentam no sentido de reativar a Santa Casa, mas que precisará de muito apoio, inclusive dos deputados estaduais.
Beira Rio Cultural
O último tema do discurso, foi com relação ao abandono do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná, desde a última enchente naquele local. Segundo ele, o local se transformou num ponto de encontro de consumidores de drogas e bandidos. O deputado Laerte Gomes disse que esteve no DER tratando da recuperação do local, mas foi informado que por falta de engenheiro, não está sendo possível a elaboração de um termo aditivo.
Segundo ele, a falta de engenheiro decorre da extinção do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), no entanto, destacou que o DER já está agilizando a solução desta carência.
ALE/RO – DECOM – [ Paulo Ayres ]
Foto: José Hilde