Preocupado com a situação em que se encontra o Distrito Industrial de Porto Velho, criado para incentivar o desenvolvimento de empresas e a conseqüente geração de empregos para a população, o Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT) participou na terça-feira (30), da reunião da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, onde defendeu a regularização da área.
De acordo com o deputado, a reclamação dos empresários que ocupam os terrenos cedidos pelo governo do Estado, refere-se à falta de documento da área recebida, o que impede o crescimento das empresas, pois sem a escritura, não há como fazer investimentos, buscar recursos nas instituições bancárias.
“Nem endereço aquelas empresas têm, tanto que precisam de uma caixa de correspondência dos Correios, o que é uma falta de consideração com quem produz”, destacou.
Para Airton Gurgacz é preciso que o prefeito e o governador recebam os empresários e juntos encontrem uma alternativa para regularizar o Distrito Industrial, concedendo aos empresários suas respectivas escrituras.
“Proponho-me a acompanhar essa reunião com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e com o governador Confúcio Moura (PMDB), que certamente entenderão a situação, e assim possamos juntos buscar uma solução para o problema, ajudando no desenvolvimento do Distrito Industrial de Porto Velho” observou.
Airton usou o exemplo da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, para destacar que quando há vontade do poder público, as coisas acontecem. Em Ji-Paraná o prefeito Jesualdo Pires (PSB) doou uma área de terra para o governo do Estado, transformando-o no parque de exposições, palco do sucesso da 6ª Rondônia Rural Show.
O Distrito Industrial é uma área de 300 hectares e deve servir como alavanca para a retomada da economia na capital. “Com os terrenos regularizados, os empresários poderão buscar financiamentos de máquinas e estruturas juntos aos bancos, aumentando a produção, gerando renda para o município e para o Estado, além de dezenas de empregos, que a nossa população tanto precisa”, destacou o deputado, alertando que alguns lotes estão sendo invadidos por terceiros, desviando o sentido industrial da área.
ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Lusângela França