teensexonline.com

Sábado, 05 de outubro de 2024







Deputado Airton Gurgacz entrega título de Cidadão Honorífico do Estado a Pedro Barbosa Neto

O deputado Airton Gurgacz (PDT) entregou na tarde desta terça-feira (29) ao senhor Pedro Barbosa Neto o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia, pelo trabalho realizado como ex-procurador do Incra e o trabalho como presidente da Federação Espírita de Rondônia.

O senhor Pedro nasceu na cidade de Tupirama (Tocantins), vindo a residir em Rondônia em 1979. “Morava em Manaus e vim para passar um ano aqui, acabei ficando e estou até hoje”, brincou o homenageado.

Enquanto servidor do Incra trabalhou na abertura de diversas linhas em todo Estado. Uma delas deu origem a hoje BR 429, que interliga a BR 364 até Costa Marques.

Já aposentado nas atividades como procurador do Incra, conheceu o espiritismo em 1985, na cidade de Guajará-Mirim. Transferido para Porto Velho conhece o centro Espírita Bezerra de Menezes, em 1989 é eleito presidente daquela casa e, em 1996, eleito presidente da Federação Espírita de Rondônia (Fero).

Como presidente da Fero tem se dedicado diuturnamente à união e unificação dos espíritas e aos trabalhos mediúnicos, sempre com o cuidado na formação dos trabalhadores, no atendimento à população encarnada e desencarnada.

Em Rondônia já são 37 casas espíritas federadas, distribuídas em 17 cidades e divididas em cinco conselhos regionais. Para organizar todo o trabalho nas casas espíritas, estes são divididos por áreas: a de Estudos Espíritas; Estudos e Prática da Mediunidade; Atendimento Espiritual; Assistência e Promoção Social Espírita; Área dos Dirigentes de casas espíritas e Área de Comunicação Social Espírita.

 

Espírita

O deputado Airton também teve aprovado e sancionado, o Projeto de Lei que instituiu no Estado de Rondônia o Dia do Espírita, que será celebrado anualmente no dia 18 de abril.

A data escolhida pelo parlamentar é especial para a Doutrina Espírita, pois marca a publicação da primeira edição de O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857). Os adeptos da doutrina são chamados de espíritas e o número de adeptos é crescente, influenciados pela doutrina codificada por Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, um influente educador, autor e tradutor francês.

Estabelecida sob o tripé filosofia/ciência/religião, a doutrina obedece ao imperativo da caridade, que norteia a religião espírita, onde se destaca o trabalho na área da assistência social. Dentro deste tríplice aspecto oferece ao homem uma fé raciocinada, educando-o para a vida e a fraternidade universal, sempre seguindo os ensinamentos do Evangelho de Jesus.

ALE/RO – DECOM – Geovani Berno

Foto: Diego Queiroz


spot_img


Pular para a barra de ferramentas