O encontro teve como objetivo a Educação Ambiental para a Primeira Infância
Ao todo, 35 crianças de 3 a 5 anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edmilson da Silva Reis, visitaram o Viveiro Municipal (VM) para um encontro de estudos. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem ao longo dos anos realizado um trabalho de revitalização do Viveiro Municipal (VM) e, com isso, aumentado a produção de mudas, equipamentos e estrutura do local.
No VM, eles visitaram a estufa, conhecendo diferentes espécies de mudas cultivadas no local, plantaram sementes de Mulungu, em um dos canteiros pré-preparados, acompanharam o processo de irrigação das plantas e regaram sementes plantadas. Ainda, foi realizado um piquenique e por fim, visitaram o espaço de Meliponicultura, onde são formadas as colmeias e provaram o mel fabricado pelas abelhas da espécie Jataí.
A atividade faz parte de uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, com o objetivo de trabalhar a Educação Ambiental para crianças e adolescentes de Ji-Paraná. “Foi uma manhã muito proveitosa e dinâmica, afinal, é uma atividade fora de sala de aula e a curiosidade de cada criança nos gera esperança”, afirmou a coordenadora do setor de Educação Ambiental da Semeia, Bárbhara Rodrigues.
A atividade “Viveiro por um dia”, é desenvolvida para que a população no geral conheça a estrutura local. Cerca de 80% da produção tem sucesso garantido, devido ao ambiente preparado. O espaço total do viveiro municipal é de 21 mil metros quadrados, em que conta mais de 50 espécies de plantas frutíferas e artesanais. No mesmo ambiente, há uma produção específica para a recuperação de áreas degradadas. Ji-Paraná tem, aproximadamente, 16 quilômetros de área de preservação permanente (APP), o plantio é para o espaço urbano e rural.
Texto: Hiandra Trindade
Fotos: Maria Elis