Semusa prevê que o serviço seja oferecido à população em agosto
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Municipal Dr. Claudionor do Couto Roriz de Ji-Paraná, em breve, oferecerá o serviço de exame por ressonância magnética. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) previu que o aparelho entre em operação na segunda quinzena de agosto.
Na terça-feira (11), funcionários instalavam o equipamento (que chegou a Ji-Paraná na quarta-feira passada) na sala de blindagem, também conhecida como “gaiola”. Segundo a Semusa, o período de testes ocorrerá na primeira quinzena de agosto.
Por meio do exame de ressonância magnética, afirmam especialistas, é possível analisar a presença de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais e cardíacas, além de fazer o diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.
Ele também é eficaz para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.
De acordo com o diretor do CDI, Alcyr Lisboa, o serviço será oferecido de segunda a domingo e deve atender até 30 pacientes por dia, nos casos de urgência, emergência e cirurgias eletivas. “Assim que ele começar a funcionar [equipamento], pretendemos zerar a fila de exames em poucos meses”, admitiu.
“Estamos entregando um sistema de saúde completo para a nossa população, que apenas sonhávamos em ter um dia. Este foi um compromisso que firmamos no começo de nossa gestão com o cidadão que mais precisa dos serviços rotineiros e de qualidade”, assegurou o prefeito Isaú Fonseca (União Brasil).
O CDI foi inaugurado em 17 de março de 2023. Nele, são oferecidos exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia,raios x e, agora, ressonância magnética. Ele é considerado um dos mais completos centros públicos de exames por imagens de Rondônia e região Norte.
Texto: Jairo Ardull
Foto: Maria Elis