teensexonline.com

Sexta-feira, 01 de novembro de 2024







Coluna – Boca do Povo – Odair Calado

BOCA DO POVO 01 –
09 meses: Governo Marcos Rocha é uma “gestação” de incompetência administrativa e abandono do estado

O governador Marcos Rocha (PSL) completou no último dia 01 de setembro nove meses de mandato à frente do governo do estado. O que deveria ser um governo novo, com propostas modernas e desafiadoras se mostrou como um governo incompetente, incapaz de resolver os problemas do estado ou sequer, a dar sequência ao que vinha sendo desenvolvido pelos ex-governadores Confúcio Moura e Daniel Pereira.

BOCA DO POVO 02
Em nove meses do atual mandato o que se viu do governador Marcos Rocha foram viagens desnecessárias à Brasília com polpudas diárias e mordomias para tietar o presidente Jair Bolsonaro sem resultado prático nenhum, mais de 600 cabides de empregos com tetas até para a mulher e a ex-mulher e um estado abandonado à própria sorte.

BOCA DO POVO 03
Seguindo o rumo perdido do governador, os secretários de estado não se entendem. A saúde vive a sua pior fase dos últimos anos faltando médicos e medicamentos necessários. A educação não teve evolução e no social Rondônia está transformada em um verdadeiro caos, com mendigos e pedintes em cada semáforo, em cada restaurante, pois o governo não tem capacidade de promover o desenvolvimento econômico para poder aumentar o emprego e garantir renda para as famílias.

BOCA DO POVO 04
A segurança pública é outro setor que vai de mal a pior. A criminalidade aumentou consideravelmente com furtos, assaltos e assassinatos em todas as cidades do estado. Os presídios estão um verdadeiro queijo suíço e só não acontece uma fuga em massa porque os próprios presos não querem, pois há muito tempo o governo perdeu o controle dos presídios, que são comandados pelas organizações criminosas.

BOCA DO POVO 05
Desde que ocupava a pasta de Secretário de Estado de Justiça (Sejus) no governo de Confúcio Moura, Marcos Rocha sempre demonstrou sua incompetência com a administração prisional. Desde então o número de fugas aumentou, o efetivo de agentes penitenciários diminuiu e as unidades prisionais estão sem comando do estado.

BOCA DO POVO 06
Nove meses, para uma família é um período de esperanças e expectativas, pois é o tempo que demora uma gestação. Nove meses do governo do estado se transformou em um período negro, de confusões, contradições e desmando. Governador Marcos Rocha visivelmente não manda no seu governo. Frequentemente ele é desmentido, as vezes pelo seu próprio secretariado e na maioria das vezes pela sua esposa Luana, que ocupa o cargo de Secretária de Estado de Assistência Social, mas é quem realmente manda no governo.

BOCA DO POVO 07
Informações de dentro do Palácio Rio Madeira dão conta de que a última palavra do governo é sempre da primeira dama. Por mais que Marcos Rocha mande seus secretários cumprirem uma ação, ninguém se atreve a desenvolvê-la senão por ordem final de Luana. O coronel parece ter se transformado em soldado raso. Tem uma caneta, mas a tinta vem dosada pela primeira dama, que dizem, é a governadora de fato.

BOCA DO POVO 08
Há três meses de encerrar o seu primeiro ano de governo. Marcos Rocha precisa muito mostrar para que foi eleito. Até agora foi só desencontro de informação, picuinha política e perseguições. O tempo do coronelismo passou já tem muitos anos. Rondônia não pode mais retroceder. Precisa de um governo firme, forte e atuante, o que até agora a atual gestão não mostrou capacidade. O desenvolvimento do estado bate à porta, precisamos de alguém para estender-lhe o tapete e dar-lhe as boas vindas, sob pena de perdermos para os estados vizinhos como Acre e Amazonas, que já encontraram os rumos administrativos dos seus respectivos governo, desfizeram o palanque político e estão pensando no desenvolvimento da sua gente. Rondônia sofre, chorando, a falta de capacidade política e administrativa do seu governador.

BOCA DO POVO 09
Marcos Rocha levou puxão de orelhas deBolsonaro como mau exemplo de administração

As queimadas que já foram praticamente controladas na Amazônia por intervenção do governo federal ainda ferve no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Informações de corredores dão conta de que o governador Marcos Rocha levou o maior puxão de orelha do presidente da república por conta de sua falta de iniciativa e prevenção ao combate às queimadas.

BOCA DO POVO 10
Bolsonaro sabe que na Amazônia todo ano tem queimadas, mas sabe também que nos anos seguintes sempre teve uma ação prévia do governo do estado de Rondônia, para conscientizar sobre os problemas do fogo nas pastagens e nas florestas.

BOCA DO POVO 11
Acontece que neste ano, ainda cabaço na administração e cercado por um bando de incompetentes em termos de governo, o governador Marcos Rocha deu de ombros para a questão das queimada, não investiu na prevenção e o que aconteceu, todos viram. Passamos uma vergonha nacional, por falta de planejamento.

BOCA DO POVO 12
O puxão da orelha a que me referi no início desta nota foi via telefone pela primeira vez, quando Bolsonaro teria ligado pessoalmente para cobrar atitude de Rocha e a segunda vez pessoalmente, um pouco antes de Bolsonaro vir à publico e afirmar que a culpa das queimadas era dos governos estaduais. Na verdade, o presidente se referia diretamente a Marcos Rocha, tanto que para contornar o problema causado pela incompetência de Rocha, a Operação de Combate às queimadas começou por Rondônia, com deslocamento de aeronaves e militares do exército para fazer o que o governo do estado não fez.

Por: Odair Calado


spot_img

Pular para a barra de ferramentas