teensexonline.com

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024







Cheia do Machado já atinge mais de 600 famílias em Ji-Paraná

O nível do Machado está 11.82 cm / Foto: J. Nogueira
O nível do Machado está 11.82 cm / Foto: J. Nogueira

Mais de 600 famílias já foram atingidas pela cheia do Rio Machado em Ji-Paraná, nos últimos dias. A informação foi prestada no final da manhã desta terça-feira (22), pelo comandante do 2º Grupamento de Corpo de Bombeiros (GBM), tenente BM Gerenildo de Oliveira. Ontem, solicitaram apoio para sair dos imóveis 17 famílias, e hoje, outras 14. Apenas duas famílias estão abrigadas no ginásio de esportes Adão Valdir Lamota. Às 11h48 o sistema da Agência Nacional de Águas (ANA) certificou o nível do Machado em 11.82 cm.

Durante a madrugada e todo o período da manhã desta terça-feira, não foi registrado chuva em Ji-Paraná, e segundo o Corpo de Bombeiros, o grande volume de água ainda é correspondente as cheias das cabeceiras do Rio Machados nas regiões dos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal e seus afluentes. “Enquanto estiver chovendo nessas duas áreas, o nível do rio aqui na nossa cidade continuará elevado”, declarou Gerenildo Oliveira.

Já a Defesa Civil local informou que os trabalhos de remoção das famílias estão sendo feitos pelo Corpo de Bombeiros, com três equipes, e a Secretaria de Obras (Semosp) com o uso de três caminhões e servidores da própria pasta. “Já temos 600 famílias atingidas e outras 100 desabrigadas. Continuamos alertando que o nível do rio ainda pode subir, e que aqueles residentes em pontos de maior risco, devem, caso precise, ligar imediatamente para o 193 do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Bombeiros desalojados

Nesta terça-feira, toda a estrutura do Corpo de Bombeiros teve que ser transferida para as dependências do ginásio de esporte Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão). Segundo o comandante local, Gerenildo Oliveira toda a área da sede própria, localizada entre o Beira Rio Cultural e o Parque Ecológico às margens do Rio Machado, foi invadida pela água. “Já estamos atendendo no ginásio”, confirmou Gerenildo Oliveira.

Outra situação da corporação, foi problemas técnicos com o telefone 193 que não atende chamadas de celular, apenas telefone fixo. A operação, já informada, disse que até as 15 horas, a situação estaria resolvida. Para as chamadas de emergências estão disponibilizados o 190 (Polícia Militar) e mais: 3416 4869 e 4868.

Por J. Nogueira


spot_img


Pular para a barra de ferramentas