teensexonline.com

Sábado, 28 de setembro de 2024







Casos de dengue aumentam 55% e zika sobe 300% em Rondônia

No período chuvoso, os casos de dengue, Chikungunya e Zika aumentaram no Estado.  De acordo com o boletim Epidemiológico da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), os casos de dengue aumentaram 55% em Rondônia.

Nos dois primeiros meses do ano já foram registrados 625 casos no estado. Para chikungunya, foram confirmados quatro casos neste ano, tendo redução de 50%. Em relação aos casos de zika, são oito, aumento de 300%. Comparado com o mesmo período de 2021, quando houve apenas dois.

O aumento dos casos ocorre após as chuvas, que acumulam água em diversos locais como nos tanques em obras, garrafas, calhas, sucatas em pátios, pneus, os lixos domésticos, entulhos de lixos e ferro velhos. Os locais favorecem o aumento dos criadouros e a infestação por larvas do mosquito Aedes.

O diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório, reforçou que o Boletim Epidemiológico da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), publicado no portal oficial do Governo do Estado, detalha a situação das notificações realizadas nos municípios de Rondônia e aponta para um momento de atenção.

Levantamento Entomológico

O levantamento entomológico é uma atividade realizada pelos municípios que, de acordo com normas do Ministério da Saúde, deve ser executado quatro vezes ao ano com objetivo de identificar as áreas das cidades com maior ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

 

DIÁRIO DA AMAZÔNIA

spot_img


Pular para a barra de ferramentas