Câmara Municipal aprova conselho ‘Avança Ji-Paraná’


Projeto tem objetivo de impulsionar o desenvolvimento da cidade

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) aprovou por unanimidade, na terça-feira (25), o Projeto de Lei 4381/2025, que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Ji-Paraná, denominado “Avança Ji-Paraná”. A iniciativa visa promover o crescimento ordenado e sustentável do município, alinhando os setores público e privado para fomentar o progresso econômico e social do município.

A proposta, conforme explicou o vereador André Moreira (PSD), surgiu da classe empresarial, através de uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL) e foi encaminhada pelo prefeito Affonso Cândido (PL) logo no início do ano para aprovação pelo legislativo.

Com a aprovação do projeto, o conselho passa a ser um espaço de diálogo e cooperação entre o poder público, empresários, sociedade civil organizada e instituições de ensino e pesquisa. O Avança Ji-Paraná será responsável pela formulação e monitoramento de estratégias voltadas à expansão econômica, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

O conselho tem como base o Desenvolvimento Econômico Sustentável, com foco em atrais investimentos de altas tecnologias e diversificação da economia local, gerando um ambiente favorável e que beneficie toda população; Sustentabilidade Ambiental, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e do meio ambiente para preservar os recursos naturais; e Inclusão Social e Participação Cidadãouvir demandas da sociedade com sugestão de projetos para garantir políticas públicas atendam às reais necessidades da população.

Segundo o vereador André Moreira, um dos idealizadores do projeto, ainda na época que era Presidente da CDL, o Avança Ji-Paraná é um passo significativo para o crescimento mais planejado e alinhado às demandas modernas, garantindo um futuro mais próspero e equilibrado para todos cidadãos do município.

Já o presidente da CMJP, vereador Marcelo Lemos (Republicanos), elogiou a iniciativa e destacou que a colaboração entre os poderes executivo e legislativo é essencial para impulsionar o progresso de Ji-Paraná.

Marcelo enfatizou que o projeto aprovado está em conformidade com os princípios constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele destacou que os cargos essenciais para o funcionamento do Conselho serão ocupados por profissionais altamente qualificados e com conhecimento técnico específico em suas áreas de atuação, sem qualquer tipo de remuneração.

Texto: Departamento de Comunicação
Fotos: Márcio Ogidio

+ Notícias

Polícia prende suspeito de assassinar sobrinho de ex-vereadora em Vilhena, RO

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (23), o suspeito de matar Flávio Rodrigo Mendes, sobrinho de uma ex-vereadora, em...

PM apreende arma de fogo e conduz suspeito à Unisp, em distrito de Chupinguaia

Na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma arma de fogo...

PF cumpre mandado de busca e apreensão para apurar suposto crime de peculato em Rondônia

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (23/1), em Porto Velho/RO, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça...
- Advertisement -

- Advertisement -
- Advertisement -

Veja outras notícias aqui ▼

- Advertisement -