Logo Lamar







BPA e Sedam realizam operação de fiscalização e combate à pesca predatória no período de defeso

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA) iniciou por meio da Coordenadoria de Proteção Ambiental (COPAM) SEDAM, uma importante ação na Operação IARA, destinada à fiscalização ambiental na Bacia Hidrográfica do Alto, Médio e Baixo Madeira. O foco principal é combater ilícitos ambientais, sobretudo no período do defeso, garantindo a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade da região.

Na primeira semana do ano de 2025, durante patrulhamento no lago Cujubim Grande, atendendo a denúncias de moradores sobre pesca predatória com uso de malhadeiras — petrechos proibidos pela legislação ambiental vigente — a equipe do BPA identificou e apreendeu 1.770 metros de malhadeiras armadas no local. Parte desses equipamentos continha peixes de diversas espécies, como Cará, Traíra, Pescada, Bodó, Cuiu-Cuiu e Branquinha, que foram imediatamente devolvidos ao seu habitat natural.

Apesar dos responsáveis pelos petrechos não terem sido encontrados, a ação foi essencial para coibir práticas de pesca ilegal, previstas como crime ambiental no artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98 e na Portaria nº 001/1999 do IBAMA. Os materiais apreendidos foram incinerados, conforme determina o Decreto Federal nº 6.514/08.

- Advertisement -

A atuação do BPA no período do defeso reforça o compromisso com a preservação ambiental, destacando a importância de proteger os estoques pesqueiros e os ecossistemas aquáticos, fundamentais para a sustentabilidade das comunidades ribeirinhas e a manutenção da biodiversidade.

O BPA reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e segue vigilante na prevenção e combate a práticas predatórias na região.

 

Assessoria

Mais notícias sobre cidades de Rondônia






Cássio Gois garante socorro rápido e digno aos moradores do distrito 14 de Abril, em Espigão do Oeste

Mais dignidade e rapidez no atendimento: Comunidade celebra chegada de ambulância 0 km que salva vidas. O distrito 14 de Abril, localizado na zona rural de...

ABSOLVIDO POR JÚRI Pai que chicoteou o genro para proteger a filha é inocentado

O Tribunal do Júri de Irecê, na Bahia, absolveu, em 14 de novembro do ano passado, o lavrador conhecido como Seu Luiz Carlos da...

ESTÁ FORAGIDO: Homem agride e deixa namorada com rosto desfigurado após ela negar sexo

Uma mulher de 40 anos denunciou ter sido agredida pelo namorado, Thiago Gonçalves de Oliveira, também de 40 anos, na madrugada deste domingo (15),...
Pular para a barra de ferramentas