O governo federal informou que o envio para Rondônia com oxigênio líquido, seria realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Nesse primeiro momento é esperado pelo menos 400 cilindros de oxigênio, porém o governo informou que mais cilindros são esperados.
O coordenador da bancada federal deputado Lucio Mosquini confirmou a ação tomada de forma coletiva, que contou com a presença dos deputados federais Léo Morais, Expedito Netto, Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol, Silvia Cristina, Dr. Mauro Nazif, Coronel Chrisóstomo, e também os três senadores de Rondônia, Confúcio Moura, Marcos Rogério e Acir Gurcazs.
Nesta sexta-feira, 19 de março, a bancada promoveu uma videoconferência com secretário de estado da saúde Dr. Fernando Máximo, teve como pauta aquisição de leitos de UTI, envio de mais vacinas e o envio dos oxigênios.
Mosquini ressaltou que todos os 11 parlamentares federais estão a disposição para ajudar o governo de Rondônia no enfrentamento dessa crise sanitária.
A medida foi necessária após o alerta que algumas unidades hospitalares estariam correndo risco de zerar o estoque nos próximos dias.