Logo Lamar







Alunos de Ji-Paraná participam de mostra a apresentações na CMJP

Alunos de duas unidades de ensino de Ji-Paraná, mais o Centro de Atendimento Educacional Especializado para Autismo, participaram, na terça-feira (18), de mostra artística com desenhos e apresentações durante a sessão da Câmara Municipal (CMJP). As atividades fazem parte das atividades pelo 48º aniversário da cidade.

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o tema da apresentação foi “Meu lugar favorito em Ji-Paraná”. A iniciativa contou com exposição de desenhos dos estudantes no saguão da CMJP, retratando os lugares que mais gostam de viver na cidade.

- Advertisement -

A primeira apresentação foi do Centro Municipal de Autismo, com alunos de 2 a 5, com o tema “A História de Ji-Paraná contada por CAA – Comunicação Aumentativo Alternativa”. Trata-se da demonstração de recursos que auxiliam pessoas com dificuldades na fala ou escrita a se comunicar, complementando ou substituindo a fala.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Olívia de Brito trouxe alunos do pré-II B para apresentação do Hino de Ji-Paraná, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), idioma utilizado pela comunidade surda ou com deficiência auditiva. O hino ji-paranaense foi composto por Walter Bártolo, em 1992.

Alunos (Pré I C, Pré I D, Pré II A e Pré IIB) do CMEI Miriam Trajano Lopes se apresentaram com coreografias que remetem às “As raízes de Ji-Paraná”. Antes da chegada dos primeiros seringueiros à área em que está situada o município teve a presença de comunidades indígenas e seringueiros, durante os dois períodos de extração da borracha.

O secretário municipal de Educação, Robson Casula, afirmou que as apresentações foram um resumo do trabalho de professores, orientadores e diretores da rede de ensino de Ji-Paraná. “Atendemos a quase 8 mil alunos, e fazemos isso com profissionalismo, dedicação e estimulando a arte e o civismo”, lembrou.

Ainda teve entrevista com o prefeito e vereadores mirins, escolhidos entre os estudantes dos centros de educação. “Quero reconhecer o trabalho, não só dos diretores, mas de todos os professores que estiveram envolvidos na organização deste evento, e por orientar tão bem esses pequenos cidadãos”, afirmou o presidente da CMJP, Marcelo Lemos (Republicanos).

Texto: Jairo Ardull

Fotos: Bruno Perazzoli

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Prefeitura realiza audiência do 3º Quadrimestre de 2025

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), convida população e autoridades para acompanhar Audiência Pública (AP) para demonstração e...





Prefeitura realiza audiência do 3º Quadrimestre de 2025

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), convida população e autoridades para acompanhar Audiência Pública (AP) para demonstração e...

Mulher tem dedos decepados pelo namorado ao tentar pôr fim na relação

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia (PCBA) após agredir a companheira no município de Barra (BA)....

Padre condenado por estupro em Rondônia é preso na Serra Gaúcha após celebrar missa

Um padre de 56 anos foi preso na noite desta quarta-feira (18) em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. A Polícia Civil cumpriu...
Pular para a barra de ferramentas