O ex-senador Acir Gurgacz esteve presente na cerimônia de reinauguração da Maternidade do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, realizada na manhã desta sexta-feira (6), em Ji-Paraná. Durante o evento, ele destacou a relevância da obra para a saúde pública local. “A nossa presença aqui é para apoiar todas essas obras voltadas à saúde. A maternidade está aqui para cuidar das mães e dos novos ji-paranenses, dos novos brasileiros que vêm ao mundo com mais qualidade no parto,” ressaltou.
A maternidade recebeu investimentos superiores a R$ 1,2 milhão, viabilizados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino (Coapes), em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (Famejipa). Planejada em 2023, a obra foi iniciada em julho deste ano e resultou em uma estrutura moderna, humanizada e adequada para acolher mães e bebês.
O projeto incluiu a reforma completa da maternidade e a construção de um espaço específico para os alunos de medicina, com sala de aula, copa, vestiário e sala de reuniões.
Com capacidade para 35 leitos, a maternidade agora conta com: salas de pré-parto, internações clínicas e alojamento conjunto; consultórios para atendimentos de urgências obstétricas; sala de triagem neonatal; postos de enfermagem; sala de exames e curativos; e banheiros acessíveis e climatizados.
Além disso, a unidade foi equipada com mobiliário moderno, como camas elétricas e poltronas para acompanhantes, e recebeu melhorias estruturais, incluindo rampa de acesso para ambulâncias, reestruturação elétrica para suporte a equipamentos essenciais e climatização para maior conforto.
Ao lado do prefeito Isaú Fonseca e do diretor-geral da Famejipa, Alexandre Zandonadi Meneguelli, o ex-senador visitou as novas instalações, que estarão abertas para atendimento ao público a partir da próxima segunda-feira (9). “Parabéns à administração municipal e ao Idomed, que estão trazendo muito mais conforto e, principalmente, segurança para as mamães e as crianças que vêm ao mundo através da maternidade municipal de Ji-Paraná”, parabenizou.
Mensalmente, a maternidade realiza mais de 180 partos e 1.500 atendimentos ambulatoriais, atendendo gestantes de Ji-Paraná e de outras 16 cidades que integram o polo regional de saúde. Durante a reforma, os atendimentos foram transferidos provisoriamente para a clínica médica do Hospital Municipal.
A reforma e ampliação também trarão benefícios para a formação acadêmica, com a implementação de um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia. Esse modelo colaborativo, promovido pelo Coapes, reflete a integração entre ensino e serviço, fortalecendo a assistência integral e qualificada à população.
Leandro Pereira/Portal SGC