Na edição de terça-feira, dia 05, o jornal “Madeirão” trouxe dados que apontam para uma desaceleração no número de registros de novos casos diários em Rondônia.
A população de Rondônia acompanha, apreensiva, os anúncios diários dos números da Covid-19 no estado. E não é pra menos. Uma doença potencialmente letal e de fácil contágio aguça o instinto de sobrevivência e o medo.
No meio de tantos números que apontam para o céu, um dado, que pode ter passado desapercebido, pode trazer um fio de esperança.
Rondônia estaria conseguindo frear a velocidade em que a doença avança?
O percentual de crescimento diário caiu de 17,5% para 7,8% nos três primeiros dias do mês de maio
Esse gráfico, o único que aponta para baixo, mostra que a velocidade percentual de propagação da Covid-19 caiu, mais que pela metade, entre o último dia de abril e o terceiro dia de maio.
Essa não parece ser a única boa notícia.
Novos protocolos adotados por hospitais no país inteiro têm aumentado as chances de recuperação e baixado o índice de letalidade da doença.
Novos remédios, para quem já teve a doença, e novas vacinas, para prevenir infecções, vêm sendo testados ao redor do mundo.
Um estudo divulgado na última semana pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura prevê que o fim da pandemia do novo coronavírus no Brasil deve ocorrer entre junho e agosto deste ano. De acordo com os dados, 97% da pandemia terminará no dia 1 de junho no país, e 100% da situação estaria normalizada em 23 de agosto.
No último domingo, dia 03, o Governo de Rondônia publicou o 48º Boletim diário sobre Corona vírus no estado com os seguintes dados:
Casos confirmados – 705
Pacientes recuperados – 154
Óbitos – 24
Pacientes internados – 82
Casos confirmados – 53
Casos suspeitos – 29
Testes Realizados – 3.230
Aguardando resultados do Lacen – 136
CONFIRMADOS POR MUNICÍPIOS
Porto Velho chegou a 508 casos conformados, o que representa 72% dos 705 casos confirmados para Covid-19 em todo o estado.
A semana começou registrando a chegada do Corona vírus a 46,1% dos municípios rondonienses. Há casos confirmados em 24 cidades.