Um levantamento inédito, com base em dados do Disque 100 e do Ligue 180, revela que os filhos são os principais autores de agressões contra mulheres idosas no Brasil, respondendo por quase 60% dos casos registrados em 2025. A violência ocorre, sobretudo, dentro de casa e inclui negligência, abusos físicos, psicológicos e financeiros, expondo a vulnerabilidade na própria família.
O dossiê foi apresentado na semana de lançamento do Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio e expõe o cenário da violência enfrentada por mulheres na terceira idade. Segundo os registros do Disque 100 — principal canal de denúncias de violações contra pessoas idosas — descendentes, homens e mulheres, foram responsáveis por quase 60% dos casos de negligência e agressões física, psicológica e patrimonial contra idosas em 2025.
Os dados mostram que a violência ocorre majoritariamente dentro de casa, praticada por pessoas do convívio familiar. Além das agressões físicas, são recorrentes relatos de abandono, retenção de benefícios previdenciários, ameaças e constrangimentos.
A dependência financeira ou emocional das vítimas em relação aos agressores dificulta a denúncia e prolonga o ciclo de violência. O levantamento reforça a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de proteção à pessoa idosa e de ampliação dos mecanismos de fiscalização e acolhimento.
Rondônia
Em Rondônia, não há dados divulgados sobre o que foi citado no cenário nacional. Os últimos dados amplamente divulgados apontam que, somente em meados de 2023, o estado registrou mais de 200 denúncias de violência contra pessoas idosas, envolvendo agressões físicas, psicológicas, financeiras e casos de negligência. A maioria das ocorrências foi registrada dentro do ambiente doméstico, o que reforça o padrão identificado no levantamento nacional: o agressor, frequentemente, é alguém da própria família.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pela Polícia Militar (190) e também junto às delegacias especializadas, destacando que o silêncio é um dos principais fatores que perpetuam o ciclo de abusos.
Rondoniaovivo.com



