A menina Anna Clara Soares de Britto, de 11 anos, morreu após se afogar ao ter o cabelo preso ao sistema de sucção de uma piscina, na cidade de Campinas. A tragédia aconteceu enquanto a criança passava as férias escolares na casa dos avós.
De acordo com as informações, Anna Clara estava na piscina acompanhada de uma amiga de 15 anos. Imagens de câmeras de vigilância mostram as duas conversando e brincando normalmente. Do lado de fora da piscina, dois adultos estavam no local, sendo que um deles realizava a limpeza da área.
Em determinado momento, a criança colocou as pernas para fora da piscina e, em seguida, mergulhou, não retornando à superfície. A situação não foi percebida imediatamente nem pela amiga nem pelos adultos que estavam próximos.
A menina chegou a se debater, mas acabou perdendo as forças e ficou cerca de 15 minutos submersa, até que a adolescente percebeu que algo estava errado e notou que Anna Clara estava se afogando.Segurança infantil
Familiares retiraram a criança da piscina em desespero. Equipes de socorro foram acionadas e tentaram reanimá-la por aproximadamente 18 minutos, mas a menina não resistiu e morreu no local.
A família acredita que a tragédia poderia ter sido evitada. Anna Clara deixa cinco irmãos. No quarto vazio da menina, uma carta escrita pela mãe comoveu familiares e amigos e expressa a dor da perda:
“Hoje a mamãe só queria te dar um abraço apertado e dizer o quanto você foi uma menina incrível. A dor que estou sentindo nunca vai ter fim.”






















