24 de junho de 2026 | Email: [email protected] | Telefone: (69)992845099 | Local: Rondônia



Logo Lamar
Prefeitura de Ji-Paraná

24 de junho de 2026 | Email: [email protected] | Telefone: (69)992845099 | Local: Rondônia

Prefeitura de Ji-Paraná inicia recuperação ambiental do antigo lixão da RO-135

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), realizou nesta quinta-feira (18) o plantio de mudas de espécies nativas, marcando o início do processo de restauração ambiental de uma área onde funcionou, há cerca de 15 anos, o antigo lixão municipal, localizado na RO-135, saída para Nova Londrina.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, promover o aumento da arborização urbana, proporcionar mais sombra e, consequentemente, mais qualidade de vida à população.

- Advertisement -

Durante a ação, foram plantadas mudas de árvores nativas como Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Amarelo, entre outras espécies. As árvores foram escolhidas pelos diversos benefícios que oferecem, como sombreamento, fortalecimento da biodiversidade e conservação dos recursos naturais.

A atividade contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Secretaria Municipal de Obras (Semosp) e da Colônia de Pescadores Z-9.

De acordo com o prefeito Affonso Cândido, a ação representa um compromisso com o futuro do município. “Esse espaço foi explorado ao longo dos anos e chegou o momento de iniciarmos um processo de devolução ao meio ambiente. Já houve um lixão aqui no passado, mas com a evolução das leis ambientais, a realidade hoje é outra. Esse plantio de mudas não é apenas simbólico, ele vai gerar reflexos concretos no futuro”, afirmou.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-9 em Ji-Paraná, Manoel Batista Dantas, destacou a importância da iniciativa. “Além de melhorar a qualidade de vida da população, o plantio de árvores ajuda no combate ao descarte irregular de entulhos. Ficamos muito felizes em participar de uma ação tão importante. A Prefeitura está de parabéns e quem ganha é a cidade, que ficará mais arborizada e com o meio ambiente preservado”, ressaltou.

A Prefeitura de Ji-Paraná segue realizando o plantio de mudas em diversos pontos da cidade. A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização e, desde janeiro, já foram plantadas centenas de mudas de árvores de médio e grande porte em espaços públicos do município.

Fotos: Gabriel David Villarroel Agreda

Texto: Natalino FS

Mais notícias sobre cidades de Rondônia






Marcha para Jesus e show de Fernandinho reúnem cerca de 9 mil pessoas no Beira Rio Cultural

A fé, a união e o louvor marcaram a noite de segunda-feira (22) em Ji-Paraná durante a realização da Marcha para Jesus e...

Com recurso destinado pelo deputado Cássio Gois, bairro Planalto conquista implantação de sistema de água após mais de 10 anos de espera

Moradores do bairro Planalto vivem um momento histórico com a assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de abastecimento de água na...

Decisão judicial mantém direito de greve e determina funcionamento mínimo das atividades

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (STICCERO) informa à categoria e à sociedade que o Tribunal Regional...
Pular para a barra de ferramentas