
Na manhã desta terça-feira (2), o comandante do Corpo de Bombeiros em Ji-Paraná, Tenente-Coronel BM Anessandre Costa, destacou a importância da participação da população no enfrentamento às queimadas ilegais. O pronunciamento ocorreu pouco depois de a instituição receber uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores.
“Só conseguiremos êxito se contar com o apoio das pessoas, denunciando cada vez mais os autores de queimadas ilegais”, ressaltou o comandante.
Operação Verde Rondônia
Para evitar que se repita o cenário do ano passado, quando diversas atividades — incluindo as festividades da Semana da Pátria — foram canceladas devido à fumaça, o Governo do Estado iniciou mais cedo a Operação Verde Rondônia.
A primeira fase, de caráter preventivo, foi deflagrada em abril, levando equipes do Corpo de Bombeiros a áreas urbanas e rurais para orientar a população sobre os riscos e os impactos das queimadas.
Reforço com brigadistas
Um dos principais avanços em 2025 foi a formação de brigadistas civis para apoiar as ações de combate. Foram criadas 15 bases descentralizadas em municípios que não possuem quartel do Corpo de Bombeiros, garantindo cobertura em todo o estado.
Ao todo, 200 brigadistas foram contratados e já estão em atividade, reforçando a atuação das equipes regulares.
Queimada é crime
O comandante alertou que a prática de queimadas ilegais configura crime e pediu à população que denuncie sempre que presenciar este tipo de ação.
As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
Polícia Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Civil e Polícia Ambiental
Ministério Público
“Não precisa ter medo de denunciar, principalmente quando o autor não tem propriedade rural. É um dever de todos proteger o meio ambiente”, finalizou Anessandre Costa.
Por: Povo em Alerta


