Logo Lamar







Agevisa investiga caso suspeito de sarampo em Rondônia

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) investiga um caso suspeito de sarampo no estado. O caso foi registrado em Buritis (RO), município que não faz fronteira com a Bolívia, país que enfrenta um surto de sarampo em expansão desde abril de 2025.

Diante da suspeita, a Agevisa emitiu um alerta para todos os 52 municípios de Rondônia. O objetivo é reforçar as medidas de vigilância, prevenção e vacinação contra a doença, que é considerada altamente contagiosa e pode se espalhar com rapidez, principalmente em áreas com baixa cobertura vacinal.

- Advertisement -

Segundo o governo estadual, em Buritis já foram adotadas ações como o isolamento do paciente, coleta de exames, notificação às autoridades, vacinação de bloqueio e reforço nas campanhas de imunização.

O sarampo é transmitido pelo ar, por meio da tosse, espirro, fala ou respiração. Os sintomas mais comuns incluem febre alta (acima de 38,5°C), manchas vermelhas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar.

A Agevisa orienta que todas as equipes de saúde fiquem atentas a possíveis casos suspeitos, independentemente da idade do paciente ou da situação vacinal. A recomendação é que qualquer pessoa com sintomas seja avaliada com urgência, especialmente se tiver viajado ou mantido contato com regiões afetadas, como a Bolívia.

Vacinação é essencial

Todas as pessoas entre 1 e 59 anos devem estar vacinadas contra o sarampo. Profissionais de saúde precisam ter duas doses da vacina, independentemente da idade. Já nos municípios da fronteira com a Bolívia, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da chamada “dose zero” em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.

A Agevisa reforça que a vacina é a principal forma de proteção e que a população deve manter a caderneta de vacinação em dia.

Para mais informações, os contatos da Vigilância Epidemiológica são:

  • 📞 (69) 99905-1485 (segunda a sexta, das 7h30 às 17h)
  • 📞 (69) 99942-2754 (plantão 24h)

Por g1 RO e Rede Amazônica

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Semosp e AMT unem forças para reforçar limpeza urbana em Ji-Paraná

Limpeza de meios-fios: segurança, higiene e valorização da cidade “Estamos cuidando de cada detalhe da nossa cidade. A limpeza de meios-fios e sarjetas pode parecer...





Semosp e AMT unem forças para reforçar limpeza urbana em Ji-Paraná

Limpeza de meios-fios: segurança, higiene e valorização da cidade “Estamos cuidando de cada detalhe da nossa cidade. A limpeza de meios-fios e sarjetas pode parecer...

Filha manda mãe ir a merda e a ameaça com uma faca por ter sido matriculada em curso contra a própria vontade. VEJA VÍDEO

Uma briga familiar ganhou as redes sociais e deixou muita gente perplexa. Uma mãe gravou um vídeo afirmando estar sendo ameaçada de morte pela...

Vídeo mostra homem tentando matar idoso com barra de ferro

Um homem de 34 anos foi preso hoje (12) após atacar um idoso de 67 anos com uma barra de ferro durante uma tentativa...
Pular para a barra de ferramentas