
Na tarde desta terça-feira (22), a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) recebeu a visita de representantes da Solar BR, empresa responsável pela distribuição dos produtos da Coca-Cola Brasil na região. A visita teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da cooperativa e dialogar sobre uma possível parceria voltada à destinação correta de resíduos sólidos.
Durante o encontro, as representantes Josi Lopes e Edylene Sales puderam conhecer a estrutura da Coocamarji, os equipamentos utilizados na reciclagem de plásticos e a matéria-prima resultante do processo, que é reaproveitada na produção de sacolas e outros itens. Elas destacaram a grata surpresa com a organização e o nível de eficiência da cooperativa.
Segundo as diretoras, a Coca-Cola Brasil tem como uma de suas prioridades o alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), buscando constantemente soluções sustentáveis e inovadoras para a destinação de embalagens pós-consumo — desafio recorrente na cadeia de reciclagem brasileira.
Referência em coleta seletiva e educação ambiental, a Coocamarji mantém parcerias com diversas empresas comprometidas com a sustentabilidade. Para o presidente da cooperativa, Celso Luiz, a visita reforça o compromisso da indústria com a reciclagem inclusiva e a promoção da economia circular.
“Somos gratos às empresas que se preocupam com o meio ambiente e que respeitam a legislação ambiental. Já temos o apoio de marcas conscientes, e parcerias como essa fortalecem a cultura da reciclagem e garantem renda a dezenas de famílias de catadores”, afirmou Celso.
Caso a parceria seja oficializada, a Coocamarji ficará encarregada da destinação final de produtos vencidos e embalagens usadas, contribuindo com a preservação ambiental, o cumprimento da legislação e a inclusão social por meio do trabalho cooperativo.


Texto e fotos: Natalino FS


